Sessão da Câmara aborda conscientização sobre o abuso contra idosos

Na sessão desta quinta-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, a importância do Dia Mundial de Conscientização sobre o Abuso Contra Idosos, que será celebrado no próximo sábado, 15 de junho, foi tema durante a palavra livre. Este dia foi reconhecido pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2011 e visa sensibilizar a sociedade para combater as diversas formas de violência contra pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Foi enfatizada a necessidade de respeito e proteção aos mais de 30 milhões de idosos no Brasil. Crimes como o abandono, maus-tratos, violência física e psicológica atingem milhares de brasileiros todos os anos, sendo que dois terços dos casos acontecem dentro de casa. Segundo a Agência Brasil, o número de denúncias de violência contra idosos aumentou significativamente em 2024, com 42.995 registros nos primeiros três meses, comparados a 33.546 no mesmo período de 2023 e 19.764 em 2022. Entre os abusos mais comuns este ano estão negligência, exposição de risco à saúde, tortura psíquica, maus-tratos e violência patrimonial.

Também foi levantada a situação local, já que Jaraguá do Sul tinha aproximadamente 17 mil idosos em 2021. Os vereadores destacaram a necessidade de investimentos em políticas públicas voltadas para a população idosa e a importância de atendimentos adequados. O CREAS e os CRAS prestam serviços de visitas mensais para famílias com idosos e pessoas com deficiência, mas isso atende apenas um grupo pequeno, pois em um ano apenas 46 famílias foram acompanhadas.

Para ampliar o suporte, ainda foi apresentada uma indicação legislativa que sugere ao Executivo a criação de grupos de WhatsApp para idosos atendidos pelo SUS com sintomas de depressão. O objetivo é promover apoio por mensagens no tratamento de curto prazo da depressão em idosos, uma intervenção de baixo custo e fácil implementação. Outras cidades já adotaram esse sistema, que tem feito diferença na vida de muitos idosos.

Além disso, uma Moção de Apelo que solicitava a implementação do Centro Dia ou Serviço de Creche para a Pessoa Idosa em Jaraguá do Sul também passou pela pauta da Câmara nesta legislatura. Embora a Prefeitura tenha reconhecido a demanda e planejado a instalação do Centro Dia no primeiro bimestre de 2023, o projeto ainda não saiu do papel. Isso levou a um pedido de informação, protocolado no Legislativo, para saber o que a Prefeitura realmente pretende fazer sobre a demanda e quando o serviço estará disponível para a população.

Denúncias de violações contra idosos podem ser feitas pelo canal 3274-5100 da Secretaria de Assistência Social de Jaraguá do Sul, pelo Conselho do Idoso ou pelo Disque 100, disponível 24 horas por dia para registrar denúncias e orientar a sociedade sobre a política de direitos humanos.