Sessão mirim tem votação para Conselho de Ética

Em sessão desta quarta-feira (24), os vereadores mirins de Jaraguá do Sul elegeram os membros do seu Conselho de Ética para 2023. O órgão mirim funcionará parecido com o Conselho de Ética dos vereadores adultos, acompanhando a conduta dos jovens parlamentares e o cumprimento das regras previstas no Código de Ética. Entre as regras previstas estão, por exemplo, a que diz que o vereador mirim deve desempenhar o seu mandato atendendo ao interesse público, comparecer pontualmente e uniformizado às reuniões da Câmara, estar em dia com suas obrigações escolares e justificar ausência das atividades do Programa através de aviso por escrito dos pais, por ofício da escola ou por atestado médico.

Os membros do Conselho de Ética Mirim serão Laura Danielle Schiwe (presidente), Esther Caroline Scherpinski (vice-presidente), Sarah Anny Lukasinski (membro titular), Bianca Ropelato (1a suplente) e Helena Albuquerque Cardoso (2a suplente).

ESCOLA GIARDINI L. LENZI

Também na sessão, houve a participação dos alunos da Escola de Educação Básica Prof. Giardini Luiz Lenzi. A vereadora mirim Isabely Kunz, que estuda na instituição, apresentou a história da unidade escolar aos demais parlamentares mirins. Ela lembrou que o personagem que dá nome à escola, o professor Giardini Luiz Lenzi, nasceu em Jaraguá do Sul em 1º de maio de 1907 e que foi um militar que participou das revoluções de 1930 e 1932.

Isabely destacou que Lenzi foi professor por vinte e seis anos e que lecionou nas cidades de Joinville, São Bento do Sul, Porto União e Jaraguá do Sul. Segundo a mirim, ele terminou sua carreira de professor na Escola Estadual de Barra do Ribeirão Grande do Norte, próximo a Jaraguá do Sul e, com 72 anos de idade, faleceu no dia 13 de abril de 1979.

“No dia 14 de dezembro de 1985, foi inaugurada nossa escola que recebeu esse nome para homenagear o Professor Giardini Luiz Lenzi”, salientou Isabely.

Representando a escola, a professora Daniela Zanghelini falou em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul e ressaltou que a participação dos alunos na sessão foi importante para eles conhecerem o funcionamento de um Legislativo municipal. Ela também lembrou que dois vereadores mirins são da instituição e que eles poderão aprender muito com a experiência na Câmara Mirim.

“Temos dois representantes da escola. É uma pena que nem todos podem ter a oportunidade. O Programa é muito válido”, ressaltou.

A próxima sessão dos vereadores mirins jaraguaenses será no dia 31 de maio e ocorrerá nas dependências da Escola Estadual Julius Karsten, no bairro Rau. O evento será solene em homenagem aos 100 anos da instituição.