Na sessão da Câmara Municipal desta quinta-feira (17), a vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) fez uma apresentação do projeto Tampinhas do Bem, que recolhe tampinhas plásticas a fim de revendê-las e arrecadar dinheiro para produção de fraldas geriátricas. Este, por sua vez, é o projeto Fraldas Solidárias, desenvolvido pela Ação Solidária Adventista (ASA), que entrega fraldas ao Hospital São José e a pessoas em vulnerabilidade social, além de ajudar a cuidar do meio ambiente, retirando os resíduos plásticos de circulação.
A ideia é que as tampinhas recolhidas sejam revendidas e com os recursos arrecadados a ASA possa comprar insumos para a produção do item. Nina afirma que um empresário doou à entidade uma máquina para produção das fraldas. A vereadora lembra que o Centro de Atendimento Especializado (CAE) também faz a distribuição desse material geriátrico a pessoas em vulnerabilidade, porém não consegue suprir a demanda do município. A vereadora relata que, na quarta-feira (16), a ASA realizou a primeira entrega ao São José em um lote de 490 fraldas.
A parlamentar pediu o apoio da população para que junte as tampinhas em suas casas e as leve até os pontos de recolhimento, que são a Casa São José (na Rua Guilherme Wegee, no Centro), Posto Grid, Posto Mime e Fort Atacadista. Pode ser qualquer tipo de tampinha, desde que seja plástica, como as de refrigerante, de água mineral, remédio, leite, xampu, água sanitária etc.
Confira a sessão: