Teste para identificar autismo será instituído em Jaraguá do Sul

O M-Chat (Modified Checklist for Autism in Toddlers) é um método utilizado para identificar de forma precoce o Transtorno do Espectro Autista (TEA) em crianças de 16 a 30 meses de idade. O teste é composto por 23 perguntas do tipo sim ou não que devem ser respondidas pelos pais. As indagações são relacionadas ao comportamento do filho como, por exemplo, “o seu filho já pareceu muito sensível ao barulho?”, “seu filho responde quando você o chama pelo nome?” e “seu filho faz movimentos estranhos com os dedos perto do rosto dele?”. As respostas formam uma escala que dá indícios sobre a possível presença do TEA.

A avaliação pelo M-Chat já é utilizada em consultas pediátricas de acompanhamento realizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS), prevista na  lei federal 13.438/17. Agora ela passará a ser obrigatória em Jaraguá do Sul nas unidades de saúde e nos centros de educação infantil. Isso porque o projeto de lei n° 344/2021 foi aprovado nesta terça-feira (14) na Câmara de Vereadores. A proposta tem autoria de Nina Santin Camello (Progressistas), Jair Pedri (PSD), Jonathan Reinke (Podemos) e Sirley Schappo (Novo).

Quando sancionada, a lei ainda deverá ser regulamentada pelo Executivo Municipal, que também poderá realizar capacitações dos profissionais. Segundo os autores, diagnosticar precocemente o autismo é fundamental para que as intervenções também possam ser realizadas o quanto antes, possibilitando ganhos consideráveis no desenvolvimento da criança.

O projeto foi aprovado pela unanimidade dos vereadores e enviado ao Executivo para sanção do prefeito Antídio Lunelli.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 14/12/2021