Valorização de coordenadores pedagógicos é reivindicada na Câmara

A vereadora Sirley Schappo (Novo), na sessão desta terça-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, trouxe ao plenário a reivindicação dos coordenadores pedagógicos por valorização do trabalho na Rede Municipal de Educação. O tema veio à tona por conta do Dia do Coordenador Pedagógico, celebrado em 22 de agosto.

Sirley relatou que as coordenadoras e coordenadores são “pau para toda obra” e têm muitas responsabilidades, como a de fazer a articulação entre professores e pais, atender os alunos, resolver conflitos da escola, substituir professores em caso de falta, entre tantas outras tarefas. “São o braço direito dos diretores nas escolas”, ilustrou.

Todavia, a vereadora lembra que, até 2015, o cargo de coordenador não existia na Rede Municipal de Ensino. Até aquele ano, as funções eram exercidas por supervisores escolares e por orientadores educacionais. Porém, com a aprovação da Lei Municipal n° 161/2015, as funções foram aglutinadas e designadas aos coordenadores, mas com a promessa de revisão do plano de cargos e salários para valorização dos profissionais. A parlamentar afirma que isso, no entanto, não aconteceu e que, segundo a secretária da Educação Ivana Atanásio Dias, nem vai acontecer.

Sirley salienta que, atualmente, as coordenadoras que entram em contato com ela se dizem desvalorizadas por acumularem responsabilidades sem nenhuma compensação. Outra reclamação dos profissionais, segundo a vereadora, é a dificuldade criada por questões burocráticas. Conforme ela, antigamente os assuntos das escolas eram resolvidos com mais agilidade, porém hoje os problemas precisam ser reportados à diretoria da unidade, que, por sua vez, os reporta à Secretaria e só aí uma resposta pode ser dada.

“Então, em nome de todos os meus colegas que são coordenadores pedagógicos, eu sinto muito por estarem se sentindo assim e torço muito para que seja revista essa questão. Porque eu tive a sorte de ter ótimos coordenadores pedagógicos, tanto como professora quanto como diretora, durante minha função nas escolas”, ressaltou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 23/08/2022