Vencedores do Festival da Canção recebem homenagem no Legislativo

Na sessão desta quinta-feira (7) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, os vereadores jaraguaenses aprovaram uma moção de aplauso aos vencedores do Festival Estudantil da Canção e do Festival da Canção Sertaneja e Popular, realizados entre os dias 22 a 25 de junho no Pequeno Teatro da Scar. A moção é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB). Para o parlamentar, o festival é uma enorme ferramenta de revelação de novos talentos locais e de fomento à cultura.

Ao comentar a moção durante a sessão, Almeida afirmou que sempre que o município realiza eventos desse porte consegue mostrar a quantidade de bons artistas que há por aqui e parabenizou os homenageados presentes no plenário do Legislativo. “Fica o registro dessa pequena homenagem diante do tamanho do sucesso que vocês ainda irão almejar com toda a certeza. E que os próximos festivais da canção vocês participem para que ele continue sendo cada vez mais brilhante”, destacou.

Todos os cinco primeiros colocados de cada categoria foram convidados a participar da sessão desta quinta-feira para receber o certificado com a moção de aplauso. Nem todos puderam estar presentes, mas mesmo assim receberam a homenagem em suas casas. Ao todo, 20 prêmios foram concedidos no evento. No Festival Estudantil da Canção, Kenielly Vogel, de 9 anos, foi a campeã na categoria destinada a jovens de sete a 11 anos, e recebeu o certificado do Legislativo das mãos do vereador Almeida. Luan Moratelli, vice-campeão, Beatriz Zipf, terceiro lugar, Madu, quarto, e Hingrid Rayane, em quinto, também receberam a homenagem.

Kenielly Vogel, de 9 anos, venceu na categoria mais jovem do Festival Foto: divulgação

Na categoria de 12 a 16 anos, Sophia Rodrigues foi a vencedora. Amanda Luiza Dela Justina, Bruna Rozza, Gabi Scheller e Bruna Lazzarotto completaram o pódio. Essa última, além de cantora, também é vereadora mirim. Bruna foi eleita presidente da Câmara Mirim para o segundo semestre de 2022.

Além de cantora, Bruna Lazzarotto também é vereadora mirim em Jaraguá do Sul Foto: Tiago Rosário/CMJS

Entre os adultos, Thiago Luís e Clóvis foram os grandes vencedores da Canção Sertaneja, com João e Jairo, Jean e Marcel, Everaldo e Claudir e o cantor Ronildo Júnior na sequência do pódio.

E, na Canção Popular, o jovem João Mateus levou para casa o troféu de campeão, com Joabe Gomes em 2°, Bruna Martins em 3°, Maiara e Sandro em 4° e Danielle Rocha em 5°. Todos receberam um certificado com a moção de aplauso aprovada.

A dupla Thiago Luís e Clóvis conversou com a TV Câmara Jaraguá do Sul para relatar um pouco da experiência que passaram durante o festival, quando interpretaram a música Caminhoneiro, do compositor Anair de Castro Tolentino. Eles contaram que a dupla foi formada recentemente. Clóvis, na verdade, cantava ao lado de Sandro Luís, pai de Thiago, que morreu em decorrência de um câncer em 2019. Em 2022, o filho de Sandro e Clóvis se juntaram não só para disputar o troféu do festival, mas também para homenageá-lo.

“A gente se reuniu para fazer essa homenagem. O festival foi bastante emocionante. Uma estrutura bem armada para atender a todos os músicos”, ressaltou Thiago Luís.

Clóvis também foi enfático ao elogiar a estrutura do evento e o nível de organização desta edição. “Deram bastante valor aos artistas”, frisou.

Thiago Luís e Clóvis subiram ao palco para homenagear Sandro Luís, vítima de um câncer em 2019 Foto: divulgação

Eder Dela Justina, pai de Amanda Luiza Dela Justina, vice-campeã na categoria de 12 a 16 anos, também deu o seu depoimento e afirmou que o festival é essencial para o incentivo aos jovens talentos. Para ele, a homenagem na Câmara de Vereadores também faz parte desse processo. “A música em si vem fazendo um bem enorme para as crianças. Com a estrutura que a gente tem em Jaraguá, com a Scar apoiando e a Câmara Municipal junto com a Prefeitura, faz a diferença”, salientou.

Sessão:

Sessão Ordinária - 07/07/2022