Vereador alerta para risco de perda de verbas para projetos ferroviários

Na sessão desta terça-feira (31) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, o vereador Rodrigo Livramento (Novo) trouxe à tona preocupações sobre o futuro dos projetos ferroviários na região. Em um discurso na tribuna da Casa de Leis, ele ressaltou a importância crítica de duas questões: o contorno ferroviário na cidade e a implementação do veículo leve sobre trilhos (VLT) para o transporte de passageiros.

Livramento compartilhou detalhes de uma reunião realizada em Florianópolis, na qual estivera presente ao lado do secretário da pasta de Aeroportos, Portos e Ferrovias, Beto Martins, e outras autoridades. Nesse encontro, foi discutida a necessidade do contorno ferroviário em Jaraguá do Sul, bem como a viabilidade da introdução do VLT para o transporte de passageiros nos trilhos do município.

O vereador salientou a relevância desses projetos, indicando que a cidade já investiu significativamente em recursos para a mobilidade urbana e meios de transporte públicos. Livramento apontou que o contorno ferroviário, embora um sonho antigo, não é uma demanda impossível. Citou informações do secretário que indicam a existência de recursos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) para a execução desse projeto, o qual necessitará de uma atualização do projeto anterior devido às mudanças ocorridas ao longo do tempo.

Segundo ele, o contorno ferroviário, com aproximadamente 6 km de extensão, deve custar cerca de 100 milhões de reais, uma fração dos gastos destinados às obras na BR-280 na região. Entretanto, o DNIT, que havia se comprometido com esses recursos, está enfrentando cortes de verbas, ameaçando a realização dessas obras. O vereador expressou sua preocupação com a falta de foco das lideranças locais, que estão concentradas na questão da BR-280, enquanto o tema do contorno ferroviário está sendo negligenciado. Alertou que, se a região não se manifestar e reforçar a importância desse projeto junto ao DNIT, corre o risco de perder os recursos já prometidos.

Como solução prática, Livramento propôs a criação de uma bancada de vereadores dedicada a trabalhar em prol desses assuntos, tanto o contorno ferroviário quanto a implementação do VLT em Jaraguá do Sul. Outra proposta seria a realização de uma audiência pública para debater o tema. Ele destacou a importância de agir e reforçar as demandas, enfatizando que o silêncio e a inatividade garantirão a perda dessas oportunidades.

“Essa pauta já foi muito debatida em Jaraguá do Sul e caiu no esquecimento nos últimos dez anos. A nossa obrigação é retomar essa pauta pra não deixar a peteca cair”, frisou.