Na sessão desta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram duas moções do vereador Osmair Gadotti (MDB). A primeira moção apela ao governador do estado e à Secretaria de Estado da Saúde para que tomem providências urgentes quanto à agilização no atendimento de pacientes na especialidade de neurorradiologia. A matéria destaca as dificuldades enfrentadas pela Secretaria Municipal da Saúde jaraguaense e por moradores que têm recebido recorrentes negativas de atendimento nessa especialidade.
Segundo Gadotti, a cidade tem dez pacientes diagnosticados, que necessitam urgentemente desse procedimento. Com o risco iminente de óbito, a moção solicita a liberação imediata dos procedimentos necessários para essas pessoas. O apelo será encaminhado ao governador Jorginho Mello e à secretária Carmen Zanotto.
“Haja visto o tratamento particular ser extremamente caro e essas pessoas muitas vezes não têm condições financeiras”, salientou.
A segunda moção apela ao Poder Público Municipal e ao Comando da Polícia Militar para que tomem providências em relação ao policiamento ostensivo dentro e no entorno do cemitério do bairro de Nereu Ramos. O objetivo é coibir e evitar a venda e o consumo de drogas, além de combater o vandalismo e as depredações por parte dos usuários de entorpecentes nessa localidade. O texto do documento ressalta que os cemitérios são espaços de respeito aos falecidos e aos familiares que os visitam e que a atual ocupação do local por consumidores de drogas tem causado constrangimento aos visitantes e perturbado os moradores vizinhos. A moção será encaminhada ao prefeito municipal José Jair Franzner e ao comandante do 14º Batalhão da Polícia Militar de Santa Catarina, tenente-coronel João Carlos Benassi Borges Kuze.
“Para que façam um policiamento ostensivo nessa região coibindo esses atos e, principalmente, o vandalismo”, ressaltou.