Os vereadores Rodrigo Livramento e Sirley Schappo, ambos do Novo, visitaram a escola estadual Darci Franke Welk, no bairro Tifa Martins, nesta quarta-feira (9). Depois de dez anos de obras e imbróglios, a unidade começou a funcionar neste início de 2022 atendendo a cerca de 450 alunos do ensino médio. O custo total da obra chegou a R$ 8,6 milhões e ela tem capacidade total para 1.500 estudantes.
Todavia, em sessão nesta quinta-feira (10) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Livramento relatou que as obras não devem terminar tão cedo, já que um curso d’água foi identificado no local. Segundo ele, a água está correndo por baixo do prédio e infiltrando nas estruturas. O parlamentar afirma que a empreiteira responsável pela construção está tentando resolver a questão desviando a trajetória da água, mas acredita que será preciso mais um aditivo ao contrato da obra para solucionar o problema, acarretando em mais custos aos cofres públicos.
“Foi retirada grande parte do morro atrás da Pista de Atletismo para comportar aquela escola, e lá havia um fio d’água que parece que ninguém viu ou fingiu que não existia”, adverte.
O parlamentar também critica a construção de uma rampa para deficientes no local que é muito longa. Segundo ele, um elevador seria uma opção mais econômica, mais barata e mais eficiente. Além disso, uma tabela de basquete havia sido instalada na quadra de esportes, porém, em frente ao palco que fica no ginásio da escola. Conforme Livramento, ao perceber o problema, o diretor da escola pediu a retirada do equipamento.
“É muito triste a gente ver in loco a quantidade de erros e problema que nas obras públicas acontecem”, finalizou.
“Nós temos que ter cuidado com o dinheiro público, não fazer duas vezes, ir lá quebrar porque deu errado. Por isso a fiscalização tem que ser feita. Esse tipo de coisa não pode acontecer”, alertou o vereador Osmair Gadotti (MDB).
Confira a sessão: