Vereador celebra a criação da 17a Regional de Saúde em Jaraguá do Sul

Reunião do secretário estadual da Saúde, André Motta Ribeiro com autoridades da região marcou a assinatura do decreto que criou a 17a Regional de Saúde. Foto: Ricardo Wolffenbüttel/Secom

O vereador Anderson Kassner (Progressistas), na sessão desta quinta-feira (26) na Câmara Municipal, comemorou a criação da 17a Regional de Saúde em Jaraguá do Sul. A assinatura do decreto ocorreu nesta terça-feira, 24 de agosto, pelo secretário de Saúde de Santa Catarina, André Motta Ribeiro, durante reunião no Hospital e Maternidade Jaraguá com autoridades do município. No mesmo dia a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB) também aprovou a criação da Regional.

Com a mudança, agora a macrorregião Nordeste do Estado fica dividida em duas partes em relação à Saúde: a de Joinville e uma nova em Jaraguá do Sul, que abrangerá também os municípios de Barra Velha, Corupá, Guaramirim, Massaranduba, São João do Itaperiú e Schroeder, com cerca de 300 mil habitantes. Antes, todas essas cidades faziam parte da região joinvillense. Agora, segundo Kassner, isso permitirá que os municípios tenham uma estrutura do Governo Estadual mais próxima, dando mais agilidade para as demandas na área da Saúde, sejam recursos para hospitais ou para realização de procedimentos cirúrgicos da população.

O vereador exemplifica dizendo que uma das vantagens de se desmembrar da Regional de Joinville foi demonstrado durante a pandemia de coronavírus. Ele lembra que, mesmo estando em uma situação melhor do que a do município vizinho, a região do Vale do Itapocu ficou em classificação gravíssima (vermelha) – a mais restritiva – e proibido de adotar protocolos sanitários diferentes dos de Joinville.

Kassner recordou que no dia 29 de junho ele defendeu a criação durante sessão do Legislativo. Também destacou a entrega do ofício com o pedido ao Governo Estadual pelo prefeito de São João de Itaperiú e presidente da Amvali, Clézio José Fortunato. A demanda era reivindicada por várias autoridades da região há algum tempo. O parlamentar acredita que a sede da 17a Regional deve ficar atrás do posto da Central de Vacinas da Prefeitura, na Rua José Albus, no Centro, onde ficava a 24a Gerência Regional de Saúde.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 26/08/2021