Foi aprovada, nesta quinta-feira (23) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, uma moção de apelo do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) que solicita ao Executivo jaraguaense mais celeridade na construção da nova Unidade Básica de Saúde do bairro Três Rios do Norte. A criação de uma nova UBS é uma demanda antiga do parlamentar, que já se reuniu com os moradores do local e com a Secretaria Municipal de Saúde para tratar do assunto. Segundo ele, os pacientes que procuram por serviços de saúde são atendidos em um prédio alugado no bairro, mas a estrutura não está mais dando conta das demandas da comunidade.
No texto da moção, Almeida comenta que muitos moradores acabam se deslocando para outros postos de saúde em outras regiões da cidade para serem atendidos e frisa que o Três Rios do Norte está crescendo muito rápido com o lançamento de novos loteamentos. No último censo do IBGE, o bairro tinha cerca de 3.800 habitantes. Por conta disso, a procura por atendimento médico também tende aumentar, gerando grandes filas e demora no serviço. Ele lembra que novas unidades habitacionais estão sendo planejadas para a localidade e que a demanda vai crescer ainda mais. Para Almeida, o município precisa estar preparado para esse crescimento populacional. “É dever da Prefeitura garantir estruturas públicas aos futuros moradores do Loteamento Harmonia II em diversas áreas, principalmente na saúde e na assistência social”, adverte.
Almeida ressalta ainda que muitos desses futuros moradores cadastrados na lista habitacional correspondem ao critério de famílias que possuem pessoas com deficiência e que recebem algum acompanhamento de saúde. “Por diversas vezes fui cobrado dos moradores e, como vereador, cobrei do secretário de Saúde esclarecimentos sobre as diversas reclamações que chegam ao meu gabinete. Fico feliz em saber que a região terá uma nova UBS e sua capacidade será a maior do município, com possibilidade de mais profissionais atuando na linha frente dando mais agilidade no atendimento”, comemora.
A moção foi aprovada pela unanimidade dos demais vereadores e enviada ao Executivo para ciência do apelo.
Sessão: