Foto: PMJS
O vereador Anderson Kassner (Progressistas), na sessão desta quinta-feira (17), se mostrou incomodado com os sucessivos pedidos de limpeza dos terrenos pertencentes ao Poder Público Municipal feitos no Legislativo de Jaraguá do Sul. Ele citou duas indicações protocoladas nesta semana na Câmara Municipal. Uma de autoria do presidente Jair Pedri (PSD), que solicita a roçada e a limpeza de uma área na Rua Verena Schunke Kroeger, no bairro Rio da Luz. E outra do vereador Jeferson Cardozo (União Brasil), que pede a limpeza e a manutenção de terreno na Rua Edmundo Georg, no bairro Ilha da Figueira.
Segundo Kassner, essas e outras demandas poderiam ser solucionadas com uma ideia que vinha sendo colocada em prática até pouco tempo, mas que foi interrompida pela Prefeitura: o plantio de arnica, uma planta que impede o capim de crescer e que tem um melhor aspecto para a paisagem. A intenção seria, além de deixar a cidade mais bonita, economizar os recursos dos cofres públicos evitando ter que realizar roçada e limpeza dos locais. “Gastam milhões para limpar a cidade, e os terrenos da Prefeitura continuam cheios de mato”, adverte. Conforme ele conta, pessoas de outros municípios do estado vieram a Jaraguá do Sul conhecer o projeto e já o implantaram em suas cidades. Ele afirma que vai continuar pressionando para que o plantio de arnica volte a ser feito.
O vereador Jonathan Reinke (Podemos) também relatou ter sugerido ao Executivo a ideia de transformar esses terrenos em áreas de lazer simples, que não demandem tanto investimento. “Apenas um banco e um espaço para as crianças brincarem”, explica.
Luís Fernando Almeida (MDB) foi outro a levantar uma sugestão. Ele lembrou de uma indicação que fez para que esses terrenos sejam utilizados pelos munícipes para plantio de hortas comunitárias. “Vamos retomar esse assunto”, avisa.
Confira a sessão: