O vereador Jonathan Reinke (Podemos), em sessão nesta terça-feira (13) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, denunciou duas situações envolvendo o descarte ilegal de lixo. Uma aconteceu na Estrada Wolfgang Weege, nas proximidades do Parque Malwee, onde foram encontradas várias sacolas com medicamentos, fraudas infantis, tinta para cabelo, entre outros produtos farmacêuticos. Segundo o parlamentar, os itens estavam lacrados e com a data de validade vencida, jogados em meio a mata do local.
“Provavelmente de alguém que não queria arcar com os custos de descartar de forma correta e legal”, sugeriu.
Todavia, Reinke afirma que uma equipe da Prefeitura jaraguaense recolheu o material e está investigando o caso. Ele explica que algumas embalagens eram de remédios controlados e que isso poderá ajudar a identificar os responsáveis pelo crime, já que cada medicamento tem o número do lote ao qual pertence.
Outra situação registrada pelo vereador foi na Estrada Alvino Germano Lenz, entre os bairros Chico de Paulo e Jaraguá 99. Lá, o parlamentar encontrou sacos cheios de couro, carcaças e restos de animais abatidos. Os dejetos estavam em meio a uma plantação de banana. Reinke lembra que muitas famílias da região não possuem água encanada e precisam retirá-la em poços artesianos. Ele alertou a seriedade desse problema e que o mesmo pode causar um problema sanitário muito grave, já que o material poderia ter infiltrado na água utilizada pelos moradores.
Para o vereador, não há outra maneira de corrigir essas condutas se não for por meio de multas aos infratores. Ele pediu que o prefeito Jair Franzner sancione o quanto antes a lei de sua autoria que cria o Programa Cidade Mais Limpa. A proposta foi aprovada no mês passado no Legislativo jaraguaense e estabelece a proibição de jogar lixo nas ruas do município e proíbe o abandono de dejetos produzidos por animais em locais públicos. A Administração Municipal deverá designar os órgãos responsáveis pela fiscalização e pela execução da lei, assim como definir o valor da multa em caso de desrespeito.
Além disso, Reinke pediu que a população da cidade, caso presencie o despejo de lixo em locais inapropriados, denuncie na Ouvidoria da Prefeitura no telefone 0800 642 0156 ou diretamente com a Polícia Militar. Ele lembra que o mesmo problema também ocorre em outros pontos da cidade.
“A única maneira de realmente impedir esse tipo de descarte ilegal de lixo é a punição através de multa. A orientação não é mais suficiente porque a gente vê todos os dias isso acontecer dentro de Jaraguá do Sul”, advertiu.
Sessão: