Vereador indica faixa reversível na Rua Walter Marquardt

Na sessão desta terça-feira (14) a Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou uma indicação de autoria do vereador Jonathan Reinke (Podemos). A proposta visa que o Executivo Municipal, por meio da secretaria competente, tome providências para realizar um estudo de viabilidade visando a implantação de uma faixa reversível de trânsito em toda a extensão da Rua Walter Marquardt, nos bairros Barra do Rio Molha e Barra do Rio Cerro.

A justificativa apresentada pelo vereador destaca a importância da implantação de uma terceira faixa na via, especificamente a área central, designada como “coringa”. Esta faixa teria a flexibilidade de ser alterada de sentido, utilizando sinalização e controle automático via portal digital, de acordo com a necessidade, especialmente nos horários de pico.

Segundo Reinke, o modelo proposto já é aplicado com sucesso em outras cidades, como Blumenau, Florianópolis e Curitiba, onde atua como uma ferramenta adaptativa, contribuindo para a melhoria do fluxo de veículos e, consequentemente, para a redução de congestionamentos. Ele afirma que a implementação de faixas reversíveis tem se mostrado eficaz em melhorar a fluidez do trânsito, proporcionando uma alternativa dinâmica para lidar com o aumento de veículos em horários de maior movimento.

Agora, com a aprovação da indicação, a expectativa é de que a Prefeitura de Jaraguá do Sul inicie os estudos necessários para avaliar a viabilidade da implantação da faixa reversível na Walter Marquardt.