Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereador mirim propõe medidas de preservação do patrimônio histórico 

COMPARTILHE

Nesta quarta-feira (22) durante a sessão mirim na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins aprovaram uma moção de apelo de autoria de Cauã Steinert Machado. A proposta visa instigar a Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Jaraguá do Sul a realizar estudos com o intuito de garantir a manutenção de prédios e locais históricos do município, além da divulgação da história desses espaços.

A matéria leva em consideração diversos pontos importantes para a preservação do patrimônio histórico e cultural da cidade. Entre eles, destaca-se a garantia do direito ao reconhecimento dos bairros originários como bairros culturais e históricos, buscando preservar e valorizar a rica história das diferentes localidades do município.

A história da colonização de Jaraguá do Sul é relembrada no documento, que ressalta três grandes frentes de ocupação: a colônia Jaraguá, as terras devolutas na região à margem direita do Rio Jaraguá, colonizadas pelo estado, e as terras à margem esquerda do Rio Itapocu, colonizadas pelo domínio Dona Francisca. Segundo Cauã, esses eventos históricos moldaram a identidade da cidade e a rica herança cultural.

O texto enfatiza a importância da preservação desses locais, não apenas por seu valor histórico, mas também como forma de incentivar atividades culturais e educativas. O mirim aponta que a participação da comunidade e de especialistas no processo de preservação é considerada essencial para garantir a autenticidade e a relevância do patrimônio local.

A moção foi aprovada por unanimidade e enviada à Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer para ciência do apelo.

Pular para o conteúdo