Vereador mirim sugere fiação subterrânea em Jaraguá do Sul

Na manhã desta quarta-feira (28), durante sessão mirim realizada na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores mirins aprovaram uma indicação de autoria de Vitor Neves Höpner. Na indicação, ele pede que o Executivo Municipal, através da secretaria competente, providencie estudos no sentido de realizar uma alteração no Plano Diretor do município para migrar da modalidade de cabeamento aéreo de telefonia e energia elétrica para a modalidade subterrânea, em todos os novos loteamentos e áreas consideradas prioritárias.

Vitor explica que a fiação subterrânea é uma modalidade de transporte de energia e de telefonia que consiste em uma tubulação subterrânea, similar à usada no esgoto, que leva os cabos elétricos. Para ele, os cabos aéreos atualmente utilizados tem muitas desvantagens, tanto estéticas, pois causam poluição visual, quanto na segurança, pois estão expostos a perigos como queda de árvores e roubo de fios. Além disso, ele lembra que os transformadores estão mais expostos às intempéries do clima, o que diminui a vida útil dos equipamentos.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência da solicitação.