Vereador pede ampliação de energia elétrica na Tifa dos Húngaros

Na sessão desta quinta-feira (18) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram por unanimidade uma moção de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB). A matéria apela ao governador de Santa Catarina, Jorginho Mello, para que a Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc) providencie a ampliação da rede e da potência da energia elétrica na Tifa dos Húngaros, no Garibaldi.

O texto da moção ressalta que a Celesc é a principal empresa responsável pela distribuição de energia no município e que tem sido notificada várias vezes devido a falhas no fornecimento de energia em várias localidades, especialmente em loteamentos em processo de regularização fundiária. O texto também destaca que o acesso à energia elétrica é um direito social garantido pela Constituição Federal, sendo um dos itens básicos para a dignidade humana. O Código de Defesa do Consumidor, por exemplo, estabelece a energia elétrica como bem essencial à vida humana, garantindo fornecimento adequado e contínuo, bem como a reparação pelos danos causados aos consumidores.

Segundo Almeida, o serviço deficiente da Celesc tem afetado diversos usuários com quedas frequentes de energia. Ele adverte que muitos desses problemas técnicos poderiam ser facilmente resolvidos pela distribuidora, o que evitaria transtornos e prejuízos à população. Ele lembra que o município tem uma grande demanda por abertura de novas empresas e que essas indústrias vão precisar de infraestrutura para se instalarem em Jaraguá do Sul.

“Se nós não pensarmos Jaraguá do Sul para o futuro, nós vamos ter um problema sério e os problemas são diversos. Seja mobilidade, seja na área habitacional, na Educação, Saúde. Vamos continuar batendo nessa tecla”, frisou.

A moção aprovada por unanimidade pela Câmara Municipal jaraguaense será encaminhada ao governador Jorginho Mello, para intervir junto à Celesc visando medidas urgentes.