O vereador Luís Fernando Almeida (MDB) apresentou uma indicação, na sessão desta terça-feira (4) na Câmara Municipal, solicitando que a Prefeitura de Jaraguá do Sul providencie estudos para a implantação de faixas de pedestres iluminadas nas vias de maior tráfego da cidade. Segundo o parlamentar, a medida tem como objetivo garantir a segurança de pedestres, evitando acidentes, especialmente no período noturno.
A proposta é baseada em um sistema inteligente que já foi testado em caráter piloto nas cidades de Fortaleza e São Paulo, com resultados positivos. O sistema capta a presença humana e ilumina o pedestre até o fim da travessia, iluminando também, de forma independente, os pedestres que transitam em sentidos opostos na faixa, aumentando a visibilidade de quem faz o percurso e chamando a atenção dos condutores.
As luzes são ativadas por sensores de movimento ou por meio de botões de acionamento. Elas tornam a faixa de pedestres mais visível e chamativa, especialmente em condições de pouca iluminação. Além disso, algumas faixas de pedestres iluminadas podem contar com sistemas de sinalização sonora para auxiliar pessoas com deficiência visual. Esses sistemas emitem sinais sonoros quando as luzes da faixa são ativadas, orientando os deficientes e indicando o momento de atravessar com segurança.
Almeida ainda destaca que Jaraguá do Sul, por exemplo, já é a primeira cidade de Santa Catarina a contar com semáforos 100% inteligentes e afirma que o Poder Público deve continuar implementando ações inovadoras para reduzir acidentes e promover a mobilidade urbana de forma segura, servindo de referência para as demais regiões do estado.
“Temos regiões que tem faixa de pedestres com baixa visibilidade, ou seja, a iluminação não está condizente com aquela localidade. Então eu acredito que essa faixa luminosa, que tem a possibilidade de, ao se deslocar, o pedestre por ela destacar a iluminação no pedestre e consequentemente chamar a atenção do motorista irá evitar, com certeza, acidentes e trabalhar a prevenção”, comentou.
A indicação do vereador, que foi aprovada por unanimidade, será avaliada pela Prefeitura jaraguaense, que poderá realizar os estudos necessários para a implantação das travessias iluminadas.