Vereador quer temporizadores em iluminação de áreas de lazer

Na sessão desta terça-feira (15) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma indicação do vereador Jonathan Reinke (Podemos) que solicita ao Executivo a implementação de relógios digitais temporizadores em áreas de lazer da cidade. Os equipamentos teriam horários programados para a iluminação pública, visando uma utilização mais eficiente dos recursos e atendendo aos anseios da comunidade local que pede respeito ao período de descanso das famílias durante à noite, evitando que as áreas sejam utilizadas durante a madrugada, causando ruídos e barulhos.

A proposta de Reinke seria ligar a iluminação automaticamente por volta das 18h30 e desligar às 22h. Ele explica que essa medida evitaria a permanência das luzes acesas durante toda a madrugada, economizando recursos públicos. Além disso, iria garantir o cumprimento da Lei de Perturbação ao Sossego, que vem sendo desrespeitada frequentemente com a utilização dos espaços após o horário permitido. Segundo o parlamentar, a proposta surgiu a partir de uma demanda da própria comunidade.

“Essa prática não somente acarreta custos desnecessários aos cofres municipais, mas também impacta negativamente o ambiente, causando perturbação aos moradores próximos. É preciso ter bom senso”, adverte.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para ciência do pedido e possível tomada de medidas.