Na sessão desta terça-feira (11) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores Jeferson Cardozo (PL) e Jonathan Reinke (Podemos) tiveram sua indicação aprovada por unanimidade pelos demais parlamentares. A indicação pede que o Executivo Municipal, por meio da Secretaria de Educação, providencie estudos para instalação de portas giratórias com detector de metais nas entradas de todas as unidades educacionais do município.
As portas giratórias com detector de metais são equipamentos de segurança utilizados em locais de acesso público, com o objetivo de apontar a presença de objetos metálicos nas pessoas que passam por elas. Essas portas são compostas por três ou quatro folhas que giram em torno de um eixo central, permitindo a passagem de uma pessoa por vez. Os detectores de metal são incorporados à estrutura da porta e emitem um sinal sonoro ou visual caso objetos metálicos sejam detectados.
A implantação desses equipamentos nas escolas de Jaraguá do Sul tem como objetivo coibir casos como o ocorrido na semana passada, em que um homem entrou em uma creche no município de Blumenau e matou quatro crianças. Para o vereador Jeferson, se a creche tivesse portas giratórias com detectores de metal e um segurança privado, o episódio poderia ter sido evitado. Ele ressalta que todo investimento em segurança para crianças e adolescentes não é um gasto supérfluo, mas sim essencial.
Na quarta-feira passada, a Câmara Municipal já havia realizado uma sessão extraordinária para votação de um projeto em caráter de urgência, encaminhado pelo Executivo. O projeto de lei solicitava a abertura de crédito adicional suplementar no orçamento vigente da Secretaria Municipal de Educação (Semed), no valor de R$ 1,2 milhão, com a finalidade de contratar serviços de vigilância para os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e para as escolas municipais. O projeto foi aprovado por unanimidade pelos vereadores, que iniciaram a sessão prestando uma homenagem póstuma às vítimas e familiares do ataque à Creche Cantinho do Bom Pastor, em Blumenau.
A indicação de Jeferson Cardozo e Jonathan Reinke agora foi enviada ao Executivo jaraguaense para ciência da sugestão.