Vereadora mirim destaca Dia dos Povos Indígenas no Brasil

Dia 19 de abril é o Dia dos Povos Indígenas no Brasil. Por isso, a vereadora mirim Laura Danielle Schiwe levou o assunto à tribuna da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul na sessão mirim desta quarta-feira (19). A data, criada em 1943, tem como propósito celebrar a diversidade das histórias e das culturas dos povos indígenas brasileiros e combater preconceitos contra os indígenas.

Além disso, Laura explica que o Dia dos Povos Indígenas celebra a diversidade cultural dos povos originários no território nacional. “Além de ser uma oportunidade de retirar o apagamento que existe da história e das culturas indígenas”, ressalta.

Para a mirim, não é só nessa data que é preciso celebrar a cultura indígena, mas todo o tempo. Ela também adverte que esse é o momento de pressionar o Governo Federal sobre pautas dos nativos, como a demarcação de terras, que, segundo Laura, é um direito previsto na Constituição Federal desrespeitado nos últimos anos. A jovem parlamentar lembra também que antes a data era conhecida como Dia do Índio, mas a nomenclatura foi alterada por uma Lei Federal de 2022. “Porque o nome gerava um grande desconforto na comunidade indígena, uma vez que a palavra índio é entendida por eles como preconceituosa por ter um sentido negativo no senso comum, referindo-se a algo selvagem ou atrasado”, frisou.

Laura também leu um trecho da música “Racismo é burrice”, de Gabriel O Pensador:

O Brasil colonial não era igual a Portugal

A raiz do meu país era multirracial

Tinha índio, branco, amarelo, preto

Nascemos da mistura, então por que o preconceito?