Vereadora relata dificuldades dos pais com horários das escolas

Foto: PMJS

A vereadora Sirley Schappo (Novo) afirmou, na sessão desta terça-feira (15) na Câmara Municipal, que os pais que têm filhos matriculados em escolas municipais estão encontrando dificuldades com os horários de abertura dos portões. Ela relatou a situação enfrentada pela mãe de um aluno da EMEB Cristina Marcatto, no bairro Jaraguá Esquerdo, que recebeu um bilhete da diretoria da unidade. O bilhete explica aos pais que o portão da escola será aberto 15 minutos antes do horário de início das aulas e que a reponsabilidade da instituição pela segurança das crianças e dos adolescentes se dará apenas nos horários das aulas. O aviso ainda recomenda aos pais que levem seus filhos para a unidade apenas no horário determinado.

Porém, Sirley afirma que muitos pais não conseguem cumprir essa recomendação, pois precisam deixar os seus filhos nos colégios mais cedo para que consigam chegar a tempo no local de trabalho. Ela adverte que, se a Secretaria Municipal de Educação levasse em conta o endereço das empresas em que os pais trabalham no zoneamento escolar, essa situação seria solucionada. Atualmente, o zoneamento usa como critério apenas o endereço da residência do estudante. Em novembro de 2021, Sirley e Nina Santin Camello (Progressistas) fizeram uma moção de apelo pedindo o critério “logística familiar” na normativa que dispõe sobre o zoneamento escolar.

Sirley ainda observou que as crianças que precisam chegar mais cedo às escolas, por conta do horário de trabalho dos pais, ficam esperando a abertura dos portões também em dia de chuva. Para ela, a missão do Poder Público não é a de dificultar a vida dos pais e sim a de ajudar. “A educação tem que ter um olhar mais humano”, frisou.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 15/03/2022