Vereadoras vão a Timbó em instauração da Procuradoria da Mulher

Fotos: Juliana Santos Cleto/CMT

Mais um órgão de defesa feminina foi criado em Santa Catarina na noite desta quinta-feira (10) e, desta vez, com a contribuição de Jaraguá do Sul. A procuradora da Mulher do Legislativo jaraguaense, vereadora Nina Santin Camello (Progressistas), e a procuradora adjunta Sirley Schappo (Novo) foram ao município de Timbó para participar da cerimônia de instauração da Procuradoria Especial da Mulher do Legislativo timboense. A solenidade foi realizada no plenário da Câmara de Vereadores da cidade com a presença de autoridades municipais e estaduais.

A Procuradoria de Timbó deve funcionar nos mesmos moldes que a de Jaraguá do Sul, orientando as mulheres a buscarem os seus direitos e encaminhando-as aos órgãos competentes como Delegacia da Mulher, Ministério Público e Polícia Militar, sobretudo quando forem vítimas de violência doméstica e discriminação.

A procuradora da Mulher do Legislativo de Timbó será Gilmara Maria Baddaratz (Progressistas), única vereadora desta legislatura no município. O procurador adjunto será o vereador Edson José Bona (PSC). Eles também terão a tarefa de sugerir, fiscalizar e acompanhar a execução de programas do Poder Público que visem a promoção da igualdade de gênero, assim como a implementação de campanhas educativas e antidiscriminatórias.

A procuradora Especial da Mulher da Assembleia Legislativa de SC (Alesc), deputada Ada De Luca (MDB), esteve presente no evento e destacou, em seu discurso na tribuna da Casa de Leis timboense, que o estado já conta com cerca de 60 procuradorias da mulher municipais instauradas e mais seis estão perto de virar realidade. Ela afirmou que a instância é mais uma porta de entrada para que as mulheres sejam amparadas pelas instituições, buscando garantir maior receptividade e visibilidade a elas. Mas não se limitará a isso. Para ela, as procuradorias qualificam o debate público sobre os temas femininos e jogam luz a situações que precisam ser levadas ao conhecimento do público, como, por exemplo, a violência de gênero no meio rural.

A vereadora Nina também discursou na tribuna e lembrou que a violência doméstica não atinge somente a mulher, mas a família como um todo, os filhos e todos os que estão ao redor. “Participar desta sessão solene para instalação da Procuradoria da Mulher em Timbó é uma honra. Cada vez mais, percebemos a importância do trabalho realizado pelas procuradorias nos mais diversos municípios. Aqui com certeza não será diferente. Colocamos-nos à disposição para apoiar o trabalho da Procuradoria da Mulher de Timbó e, quem sabe, até trabalharmos em parceria”, frisou.

A procuradora e vereadora Gilmara Baddaratz ressaltou o trabalho realizado pelas entidades que fazem parte da rede de apoio às mulheres e agradeceu aos envolvidos que a ajudaram a tornar realidade a instauração do órgão. “Foi uma caminhada de mais de meio ano para que esse projeto virasse realidade. Mas deu certo e é por isso que eu preciso agradecer a cada um de vocês. Agradeço em nome de todas as mulheres. Não é para mim, é para todas as mulheres que vão precisar e vão poder ser beneficiadas com a Procuradoria Especial da Mulher”, destacou.

As vereadoras Nina Santin Camello e Sirley Schappo entregaram uma lembrança à procuradora timboense Gilmara Baddaratz e ao procurador adjunto Edson Bona

Em Jaraguá do Sul a Procuradoria da Mulher atende na sede da Câmara Municipal, pelo site, pelo e-mail procuradoriadamulher@jaraguadosul.sc.leg.br e pelo telefone (47) 3307-2500.

Confira a solenidade:

Sessão Solene de Instalação da Procuradoria da Mulher