A sessão desta terça-feira (16) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul contou com a aprovação de uma moção de apelo das vereadoras Sirley Schappo (Novo) e Nina Santin Camello (Progressistas). Elas pedem que a Prefeitura e a Secretaria de Educação incluam o critério “logística familiar” na normativa que dispõe sobre o zoneamento escolar. Até o momento, o critério utilizado no zoneamento é relacionado apenas à localização da residência dos estudantes. O objetivo disso é o de distribuir melhor as vagas da rede municipal de ensino.
Todavia, as parlamentares argumentam que, em muitos casos, tanto o pai quanto a mãe, trabalham o dia inteiro e, por isso, precisam deixar os filhos com os avós, familiares ou em casas de terceiros no período em que não estão na escola. O problema apontado por elas é que muitos desses avós e familiares moram distantes da escola à qual os estudantes foram designados. “Vários desses cuidadores moram em bairros diferentes da residência das crianças e o endereço dos mesmos não é considerado como critério para o zoneamento escolar. Em função disso, muitas mães precisaram deixar de seus empregos para cuidar dos filhos no contraturno escolar, trazendo dificuldades financeiras para as famílias”, frisa o texto da moção.
Segundo elas, muitos pais pedem que a logística familiar seja incluída no zoneamento escolar como critério. “Nós percebemos que, para os munícipes, essa normativa está trazendo uma série de transtornos. Matricular próximo a sua residência é um direito, mas não pode virar uma obrigação”, conclui Sirley Schappo.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao prefeito Antídio Lunelli e à secretária de Educação Ivana Atanásio Dias.
Confira a sessão: