Vereadores apelam à Anatel por telefonia móvel em regiões desatendidas

Na sessão desta terça-feira (19) na Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, os vereadores aprovaram uma moção dos vereadores Luís Fernando Almeida e Osmair Luiz Gadotti, ambos do MDB, que apela para que a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) a tomar todas as medidas necessárias para garantir a instalação de sinal de telefonia móvel nas regiões dos bairros Santa Luzia e Nereu Ramos. A ideia visa aprimorar o acesso a esse serviço essencial para a população local.

O texto da moção destaca várias considerações que sustentam a necessidade urgente dessa iniciativa. Primeiramente, enfatiza-se que o acesso à telefonia móvel é considerado um serviço essencial nos dias de hoje, fornecendo uma comunicação rápida e segura, além de promover o desenvolvimento social e econômico das áreas beneficiadas.

Segundo eles, as regiões de Santa Luzia e Nereu Ramos têm enfrentado sérias dificuldades no acesso à telefonia móvel, o que prejudica não apenas a vida cotidiana de seus moradores, mas também a viabilidade de negócios locais. Essa falta de conectividade afeta o comércio, a agricultura e a prestação de serviços, limitando as oportunidades econômicas nessas localidades. Além disso, para os parlamentares, a presença de sinal é fundamental para garantir a segurança dos cidadãos, permitindo a comunicação em situações de emergência, como acidentes, incêndios e outros eventos que requerem uma intervenção rápida e coordenada das equipes.

Almeida lembra que a eles já haviam solicitado anteriormente um pedido semelhante de sinal de telefonia móvel para a região do Rio Cerro II, por meio da Moção de Apelo nº 85/2023. A moção desta terça-feira foi aprovada por unanimidade e enviada à Anatel para ciência do apelo.