Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores apelam contra projeto que dá fim a Bombeiros Voluntários

COMPARTILHE

A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na manhã desta terça-feira (7), uma moção que apela para que os senadores da República rejeitem partes do projeto de lei que pretendem inviabilizar o funcionamento dos Bombeiros Voluntários (BVs) no país. O projeto pretende instituir a Lei Orgânica Nacional das Polícias Militares e dos Corpos de Bombeiros Militares dos Estados, do Distrito Federal e dos Territórios, mas alguns trechos estabelecem restrições às atividades das corporações voluntárias, inclusive a proibição de utilização da denominação “bombeiros” e “corpo de bombeiros”.

Em outro ponto, a matéria torna os BVs subordinados aos Bombeiros Militares. O projeto de lei estava engavetado desde 2001 e foi aprovado na Câmara dos Deputados no final de 2022. Agora ele está no Senado Federal esperando por apreciação e deliberação da Casa. A moção aprovada pelos vereadores jaraguaenses apela para que os senadores vetem os trechos que prejudicam as atividades dos Bombeiros Voluntários. O apelo teve iniciativa de Nina Santin Camello (PP) e foi assinada por todos os demais vereadores.

O texto da moção lembra que em Santa Catarina há 32 corporações de BV, que atendem há mais de 1,6 milhão de catarinenses em 50 municípios e contam com 340 veículos de emergência disponíveis.

“Os Bombeiros Voluntários que, há décadas, atuam na prevenção, combate de incêndios, resgates e outras emergências, além de realizar programas educacionais e vistorias preventivas, evidenciando a grandeza do voluntariado na sociedade catarinense”, diz a redação da matéria.

Em Jaraguá do Sul, a corporação conta com 52 funcionários remunerados e mais 103 voluntários que atuam como bombeiros. Conforme os números apresentados pela instituição em outubro do ano passado, cerca de 94% das ocorrências operacionais no município são relacionadas a atendimentos pré-hospitalares, como acidentes domésticos, de trânsito, de trabalho e esportivos. Em 2022, de janeiro a setembro, foram registrados 7.593 atendimentos desse tipo.

O comandante dos BVs de Jaraguá do Sul, Neilor Vincenzi, esteve na sessão para acompanhar a votação da moção. Em entrevista à TV Câmara Jaraguá do Sul, ele afirmou que a moção é importante para comover os senadores para que eles consigam alterar o projeto. Ele ressalta que é preciso achar um caminho que seja bom tanto para os Bombeiros Militares quanto para os Voluntários.

“Existe espaço sim. A gente faz esse trabalho há 57 anos em Jaraguá. Joinville está há 130 anos usando o nome Bombeiros Voluntários. Então a gente não pode deixar que neste momento um projeto de lei venha e acabe com tudo isso”, advertiu o comandante.

Neilor, acompanhado de duas BVs, acompanhou a votação da moção Foto: Tiago Rosário/CMJS

A moção de apelo foi aprovada por unanimidade e enviada ao presidente do Senado Federal e aos senadores catarinenses a fim de que tomem conhecimento do apelo.

 

Sessão:

Sessão ordinária - 07/02/2023

Pular para o conteúdo