O Comitê Olímpico do Brasil (COB) anunciou, no início deste mês, que o futsal não estará mais entre as modalidades dos Jogos da Juventude, que será realizado entre 1° e 16 de setembro de 2023 em Ribeirão Preto-SP. Contra essa medida, os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram, nesta quinta-feira (9), uma moção de apelo direcionada ao COB. A moção é de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB) e assinada também pelos vereadores Ademar Braz Winter (PSDB), Anderson Kassner (PP), Jair Pedri (PSD), Jonathan Reinke (Podemos), Osmair Luiz Gadotti (MDB) e Ronnie Leonel Lux (MDB).
Os Jogos da Juventude reúnem atletas de até 17 anos de idade oriundos de escolas públicas e privadas de todo o país. Ao retirar o futebol de salão do rol de modalidades do evento, o COB alegou que pretende dar mais ênfase aos esportes que fazem parte dos Jogos Olímpicos – que não é o caso do futsal. Com isso, outras quatro categorias foram incluídas nos Jogos: esgrima, triatlo, natação em águas abertas e tiro com arco.
No texto da moção de apelo, Almeida relata que jogadores de futsal jaraguaenses também iriam participar da competição, mas foram frustrados pela retirada da modalidade. Segundo o parlamentar, a decisão pode trazer consequências graves para o futsal, que é o esporte de mais notoriedade em Jaraguá do Sul e que já revelou diversos talentos para o cenário nacional e internacional. Ele lembra que a prática esportiva de alto rendimento traz vários benefícios aos jovens que vão além da saúde.
“O futsal é um dos esportes mais praticados em todo o Brasil e é a base da formação de jovens atletas de alta qualidade e rendimento. Não pode ficar de fora”, advertiu.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao COB para ciência do apelo.
Sessão: