Vereadores de Jaraguá do Sul homenageiam 40 anos da OAB

Os vereadores de Jaraguá do Sul realizaram na noite desta terça-feira (7) uma sessão solene em homenagem aos 40 anos de criação da 23ª subseção da OAB que fica no município. Além dos vereadores, participaram da sessão a presidente da 23ª Subseção, Dra. Deborah Gumz Lazzaris Pinto, o promotor de Justiça, Dr. Aristeu Xenofontes Lenzi, a Dra. Caroline Antunes de Oliveira, representando o Dr. José Aranha Pacheco, Diretor do Foro, o Dr. Gustavo Pacher, conselheiro federal e representante OAB/SC e o Dr. Humberto Pradi, decano e primeiro presidente da OAB Jaraguá do Sul – 23ª Subseção.

Em 1982 foi eleita uma comissão, cujo objetivo era realizar estudos, para formar uma associação de classe que representasse os advogados da região de Jaraguá do Sul, Corupá, Massaranduba e Schroeder. A 23ª Subseção da OAB de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, conta atualmente com 1.400 integrantes. Em sua atuação, destacam-se parcerias que viabilizaram a instalação da Justiça Federal na cidade, poupando deslocamentos a Joinville, e a contribuição ativa no projeto do novo Fórum de Guaramirim. Além disso, a subseção promove programas como “OAB NOS BAIRROS” e combate o exercício irregular da advocacia, conscientizando jovens sobre educação e participando de ações sociais. Com a constante busca pelo aprimoramento do sistema de justiça, a inauguração de varas de Justiça especializadas e o projeto “OAB POR ELAS” no combate à violência doméstica, a subseção reforça seu compromisso em servir a comunidade jurídica e a sociedade local.

Além da homenagem aos 40 anos, os vereadores de Jaraguá do Sul também congratulam ex-presidentes da instituição com moção de aplauso de autoria do vereador Luís Fernando Almeida (MDB). A moção foi aprovada por unanimidade na sessão ordinária realizada antes da solene.

Foram congratulados com moção de aplauso:

• Dr. Humberto Pradi, componente da comissão de criação da OAB Jaraguá do Sul – 23ª Subseção, e presidente durante os anos 1983 a 1986/ 1987 a 1988 / 1989 a 1990;
  • Dr. Alidor Lueders, componente da comissão de criação da OAB Jaraguá do Sul – 23ª Subseção;
  • Dr. Vitório Altair Lazzaris, componente da comissão de criação da OAB Jaraguá do Sul – 23ª Subseção;
  • Dr. Friedel Schacht, componente da comissão de criação da OAB Jaraguá do Sul – 23ª Subseção;
  • Dr. Robert Donath, presidente durante os anos 1991 a 1992/ 1993 a 1994/ 1995 a 1997;
  • Dr. Jurandyr Hilário Bertoldi, presidente durante os anos 1998 a 2000;
  • Dr. Paulo Luiz da Silva Mattos, presidente durante os anos 2001 a 2003;
  • Dr. Osmar Graciola, presidente durante os anos 2004 a 2006;
  • Dr. Raphael Rocha Lopes, presidente durante os anos 2007 a 2009 / 2010 a 2012;
  • Dr. Romeo Piazera Júnior (in memoriam), presidente durante os anos 2013 a 2015;
  • Dra. Luciane Regina Mortari Zechini, presidente durante os anos 2016 a 2018;
  • Dr Gustavo Pacher, presidente durante os anos 2019 a 2021;
  • e Dra. Deborah Gumz Lazzaris Pinto, atual presidente da instituição.
Homenageados e vereadores posaram para a foto ao final da sessão Foto: Tiago Rosário

Em seu discurso, Almeida destacou a contribuição de todos os membros da instituição que trabalham incansavelmente para a garantia de acesso à justiça para todos os cidadãos. Para ele, a OAB de Jaraguá do Sul consolidou-se como uma instituição de destaque na promoção dos valores democráticos e na defesa dos direitos fundamentais e desempenha um papel fundamental na capacitação e no aprimoramento dos profissionais do direito, garantindo que a advocacia seja exercida com competência e dedicação em benefício da comunidade.

O parlamentar enfatiza que a 23ª subseção também desempenha um papel significativo na educação jurídica, na proteção dos direitos individuais e coletivos e na defesa da democracia.

“Durante essas quatro décadas, a OAB de Jaraguá do Sul tem desempenhado um papel fundamental na defesa dos princípios que sustentam o Estado de Direito”, destacou.