Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores debatem acessibilidade em parques e áreas de lazer

COMPARTILHE

A Câmara Municipal de Jaraguá do Sul aprovou, nesta terça-feira (26), a indicação da vereadora Nina Santin Camello (Progressistas) que pede ao Executivo a instalação de brinquedos e equipamentos adaptados para crianças com deficiência no Parque da Inovação, no bairro Três Rios do Sul, e nas demais áreas de lazer do município. Ela justifica no pedido que a garantia de espaços adaptados às limitações das pessoas deve ser priorizada pelo Poder Público como forma de proporcionar a todos os cidadãos com deficiência e seus familiares momentos de lazer e convivência.

Na sessão passada, o plenário já havia aprovado uma indicação do vereador Jonathan Reinke (Podemos) fazendo o mesmo pedido no Parque Via Verde, no bairro Ilha da Figueira. Os dois parlamentares têm irmãos deficientes e afirmam conhecer de perto a realidade e as dificuldades deles. Os dois também lembram que a lei nº 7.342 de 1° de março de 2017 determina que nos parques e praças municipais a serem restruturados ou criados serão instalados obrigatoriamente um brinquedo acessível e adaptado para crianças com deficiência física ou mental. “É um direito”, adverte Nina.

A vereadora relatou a história de uma mãe que tem dois filhos deficientes e que os leva aos parques para brincar, porém encontra muitas dificuldades para fazer os dois se divertirem. “Um brinca e outro fica assistindo”, conta a vereadora.

Reinke ressalta que Jaraguá do Sul é uma cidade exemplo de muitas coisas e que precisa ser exemplo também em inclusão social. “Pequenas medidas do Poder Público podem transformar a vida dessas crianças”, frisa.

Sirley Schappo (Novo) também fez coro aos pedidos e afirmou que é preciso fazer a legislação ser cumprida, por conta disso é necessário que os munícipes e os vereadores cobrem da Administração Pública o cumprimento da lei nº 7.342/2017. “As leis só fazer sentido se elas forem colocadas em prática”, afirmou.

A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise.

 

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 26/10/2021

Pular para o conteúdo