Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

Vereadores manifestam indignação à difamação da Schützenfest

COMPARTILHE

Foto: PMJS

Os vereadores de Jaraguá do Sul Luís Fernando Almeida (MDB), Rodrigo Livramento (Novo), Jonathan Reinke (Podemos) e Sirley Schappo (Novo) se manifestaram na sessão desta quinta-feira (28), na Câmara Municipal, sobre a postagem do ex-deputado Jean Wyllys que comparou o cartaz de divulgação da Schützenfest 2022 à estética nazista. Eles demonstraram uma indignação que é compartilhada por todos os demais vereadores jaraguaenses e que foi divulgada em nota de repúdio nas redes sociais do Legislativo.

A postagem de Wyllys, feita na tarde desta quarta-feira no Twitter, diz “A estética da propaganda nazista alemã para promover uma ‘festa de atiradores’ em região do Brasil para onde fugiram muitos dos nazistas alemães para não pagarem por seus crimes”.

Postagem foi feita na tarde desta quarta-feira (27) Imagem: reprodução Twitter

Luís Fernando Almeida classificou a publicação como absurda e chamou o ex-deputado de animal, de energúmeno e de medíocre. O vereador advertiu que o ex-BBB não conhece a realidade, a população, a cultura e as tradições jaraguaenses e que, por isso, deveria lavar a boca antes de falar coisas como as que disse sobre a Schützenfest. Almeida lembrou que, de pronto, respondeu Wyllys na própria postagem ainda na quinta-feira. “Vai lavar sua boca imunda antes de falar de Jaraguá do Sul e suas tradições. Você, que não passa de um 0 bem à esquerda, que vive em seu mundinho político medíocre, não tem moral para falar algo de nossa cidade, cultura e tradições e principalmente de seu povo trabalhador”, retrucou.

Rodrigo Livramento (Novo) ressaltou que esse tipo de associação feita por Wyllys é mau-caráter, preconceituosa e ignorante, principalmente por demonstrar falta de conhecimento sobre a história e formação do povo de Jaraguá do Sul. Ele lembrou que os descendentes de alemães que ajudaram a construir a cidade chegaram aqui muito antes da Segunda Guerra Mundial e que muitos soldados brasileiros saíram de Jaraguá para guerrear na Europa contra o exército nazista e a Aliança do Eixo.

Livramento ainda destacou que o próprio Jean Wyllys é simpático a regimes totalitários que oprimem os seus povos, tirando-lhes o direito de possuir armas e de garantir sua autodefesa. “A história de um país como a Alemanha é muito maior do que um triste e infeliz acontecimento que se passou no país, liderado, aliás, por uma pessoa que sequer era alemã”, frisou.

Jonathan Reinke (Podemos) alertou para a ignorância que algumas as pessoas têm ao tecer comentários sobre assuntos que não têm domínio. “Todos nós, quando formos falar de qualquer conteúdo, temos que ter conhecimento. Entristece bastante ver uma pessoa que nunca veio a Jaraguá do Sul, nunca presenciou essa festa que é uma alegria do nosso povo, que é um povo trabalhador, falar coisas sem conhecimentos”, lamentou.

Pular para o conteúdo