Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul finalizaram as atividades do ano de 2024 com uma trajetória marcada por importantes realizações e aprendizados. Durante o ano, os jovens parlamentares realizaram de 12 sessões ordinárias, nas quais discutiram e votaram 35 indicações, 9 requerimentos e 10 moções, demonstrando compromisso com o exercício da cidadania.
Um marco histórico foi registrado com a realização da primeira audiência pública da Câmara Mirim, abordando um tema de extrema relevância: a atuação de psicólogos nas unidades de ensino. O evento proporcionou discussões e resultou na elaboração de matérias legislativas, como indicações e moções, debatidas e votadas nas sessões seguintes. Uma das moções pediu ao executivo a implementação de campanhas de saúde mental nas escolas do município. Outra solicitou a ampliação da equipe multiprofissional de psicologia e serviço social.
A audiência também originou a gravação de dois programas Fala Vereador, com a participação de profissionais da área, que contribuíram com explicações e orientações aos parlamentares mirins. A conselheira tutelar Fabiana Dallagnolo e o psicólogo Jackson Feller foram os entrevistados.
Ao longo do ano, os vereadores mirins promoveram duas sessões solenes: uma em homenagem aos 35 anos do grupo folclórico Grünes Tal, da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira, e outra celebrando o Dia do Professor, reforçando a valorização das tradições culturais e do papel da educação.
As atividades também transcenderam os limites da Câmara. Os jovens participaram de um seminário de iniciação, da Conferência Regional dos Vereadores Mirins, de um Encontro Estadual e de um curso de oratória. Realizaram visitas ao gabinete do prefeito, ao Samae e à Cooperativa de Reciclagem, além de acompanharem uma sessão da Assembleia Legislativa. Em Brasília, integraram o programa Câmara Mirim da Câmara de Deputados Federais, onde tiveram a oportunidade de vivenciar a experiência de serem deputados mirins por um dia.
Com um ano de muitas conquistas, os vereadores mirins encerram suas atividades com a certeza de terem contribuído para a comunidade e enriquecido suas formações cidadãs. Em 2025, a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul celebrará 20 anos de existência, marcando duas décadas de incentivo à participação dos jovens na política local.