Vereadores mirins homenageiam os 35 anos do Grupo Grünes Tal

Nesta quarta-feira (12), a Câmara Mirim de Jaraguá do Sul realizou uma sessão solene em homenagem aos 35 anos do Grupo Folclórico Grünes Tal da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira. O requerimento para a realização da solenidade foi apresentado por Augusto Henrique de Mello Krehnke, vereador mirim e aluno da escola. O evento ocorreu na Sociedade Aliança, que fica ao lado da escola, no bairro Rio Cerro II.

Em seu discurso, o jovem Augusto destacou a importância do grupo para a preservação da cultura germânica a população do bairro e da cidade. Para ele, numa comunidade com fortes traços da cultura germânica presentes no dia-a-dia, o grupo busca algo novo para manter viva a tradição dos antepassados que imigraram da Alemanha. Ele lembrou que o Grünes Tal nasceu em 25 de maio de 1989, na Escola João Romário Moreira, fundado pela então diretora Arlete Schwedler, pelo coordenador de danças Carlos César Hoffmann e a professora Magali Gruetzmacher Ittner.

O vereador mirim contou a trajetória do grupo, que começou com a categoria Juvenil, composta por 12 pares, fazendo sua primeira apresentação em agosto de 1989 no Ginásio de Esportes Arthur Muller. Em 1991, foi criada a categoria Infantil e oficializado o nome Grünes Tal, que significa “Ambiente Verde”, característica da localidade onde o grupo foi fundado. A categoria Adulto foi formada em 1992, quando também foi confeccionado o primeiro traje histórico originário da Pomerânia, região dos antepassados.

Em maio de 1998, surgiu a categoria Mirim para crianças a partir de 3 anos. O grupo recebeu, em 2007, o prêmio Construindo a Nação na FIESC, em Florianópolis, por seu papel na cidadania em escolas públicas e privadas. Em 2008, integrantes da categoria Adulto iniciaram apresentações com música ao vivo, aumentando a autenticidade das apresentações, prática que continuou até 2014.

Hoje, o Grupo Folclórico conta com 90 integrantes divididos em cinco categorias: Mirim, Infantil, Infanto-Juvenil, Juvenil e Adulto, todos com o objetivo de mostrar através da dança a cultura trazida pelos seus antepassados. O grupo se enriquece culturalmente através de intercâmbios com grupos folclóricos da Alemanha e cursos anuais na Casa da Juventude em Gramado-RS, Blumenau e com a Liga de Grupos Folclóricos do Vale do Itapocu. Os ensaios são coordenados por Deise Konell Schinke, Daniele Strelow Steinert, Priscila Baumgartel, Romário Hornburg e Alexsandro Braun.

Durante a solenidade, o Grupo Grünes Tal se apresentou com danças e músicas tradicionais germânicas. A diretora da escola, Cristiane Strelow Zils, a coordenadora do grupo, Deise Konell Schinke, e a fundadora do grupo, Magali Gruetzmacher Ittner, foram homenageadas com placas e flores pelo trabalho realizado ao longo dos anos.
Diretora e fundadora receberam placas e flores em homenagem Foto: Tiago Rosário
Ao final da homenagem, a presidente da Câmara Mirim de Jaraguá do Sul, Alícia Clara Dauer, ressaltou a importância das tradições folclóricas para a sociedade jaraguaense. Segundo ela, as tradições folclóricas são como pontes entre o passado, o presente e o futuro, conectando-nos à nossa história e fortalecendo os laços da nossa comunidade. “Que o Grupo Folclórico Grünes Tal continue fortalecendo os laços com toda a comunidade jaraguaense!”, frisou.