Em 2023, os vereadores mirins jaraguaenses terão assinaturas eletrônicas para realizar os trabalhos legislativos na Câmara Municipal. Elas serão utilizadas para assinar os documentos que eles produzirem durante o ano, como moções, indicações, pedidos de informações, requerimentos, entre outras matérias. O recurso é gratuito, já que foi desenvolvido pela equipe de TI da Casa de Leis em conjunto com a empresa terceirizada Lancer, que é responsável pelo software do Sistema Legislativo Digital do órgão, utilizado para realizar as rubricas.
As assinaturas eletrônicas darão mais confiabilidade aos documentos, mais agilidade aos trabalhos e, de quebra, eliminar o uso do papel entre os vereadores mirins. Isso já ocorreu com os parlamentares adultos de Jaraguá do Sul, quando o Legislativo adotou o Sistema Legislativo Digital. Ao serem assinadas pelos jovens parlamentares, as proposições terão um QR Code específico para cada uma delas, que será armazenado pelo software a fim de registrá-las.
“Até onde a gente sabe, essa é uma proposta inédita entre as Câmaras Mirins do país que, além de valorizar o trabalho dos vereadores mirins, mostra o quanto o município é referência para outros Legislativos”, destacou o coordenador do Programa Vereador Mirim, Joel Luís Corrêa.
Sessão: