Vereadores mirins jaraguaenses homenageiam seus professores

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram uma sessão solene em homenagem ao Dia do Professor nesta quarta-feira (16). Na oportunidade, eles homenagearam os seus professores que tanto contribuíram para os seus crescimentos intelectuais. A escolha se deu juntamente com a equipe pedagógica de cada unidade de ensino participante do Programa Vereador Mirim no ano de 2024.

Estiveram presentes, além dos jovens parlamentares, o presidente da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul, Osmair Luis Gadotti, a secretária municipal de Educação, Iraci Müller, e o coordenador regional de Educação, Leopoldo Diehl Filho.

Durante a celebração, os educadores ganharam de seus educandos uma maçã, simbolizando o reconhecimento e a gratidão pelo esforço de ensinar. Historicamente, dar uma maçã ao professor era um sinal de agradecimento, pois, em tempos passados, quando professores em áreas rurais ganhavam baixos salários, os alunos e suas famílias frequentemente davam maçãs ou outros alimentos para complementar sua renda. Os docentes também receberam flores e uma placa de homenagem.

Esses são os vereadores mirins e seus professores homenageados:

Alice Gabrielly Machado e Ândreas dos Reis homenagearam o professor Reginaldo Moura Silva, da Escola de Educação Básica Lilia Ayroso Oechsler.

Bruno Henrique Weber Garbila e Anna Gabriela Safanelli homenagearam o professor Juliano Munhoz, do Colégio Conexão.

Camila Lenz e Augusto Henrique Krehnke homenagearam a professora Daniele Patrícia Rahn Petry, da Escola de Educação Básica Professor João Romário Moreira.

Camily Eduarda Oliveira e Mayanne Macalli homenagearam a professora Leonice Hemkemeier, da Escola de Educação Básica Julius Karsten.

Guilherme Severino e Pietra Pardim homenagearam a professora Gisele Thibes de Moraes Marschner, da Escola Municipal de Educação Básica Francisco de Paula.

Henrique Keiser Schimiguel e Lorenzo Miguel Rosá homenagearam a professora Cíntia Mara Keiser, da Escola Municipal de Educação Básica Alberto Bauer.

Kauã Magalhães Rocha e Julia Carlini homenagearam a professora Sinara Veiga Faustino, da Escola Municipal de Educação Básica Padre Alberto Jacobs.

Laura Beatriz Martins e Pedro Elias dos Anjos homenagearam a professora Adriana Antunes Galli, da Escola Municipal de Educação Básica Maria Nilda Salai Stähelin.

Matheus Gabriel Esquinca Barros Venancio e Heloisa de Araújo homenagearam a professora Denise Ribeiro Pacheco, da Escola Municipal de Educação Básica Waldemar Schmitz.

Riquelme Dultra Freitas dos Santos e Alícia Clara Dauer homenagearam a professora Leticia Regina Saganski Tironi, da Escola Municipal de Educação Básica Cristina Marcatto.

Vinicius Barela e Heloise Lennert conduz a professora Edna Eunice Romig Marquardt, homenageada da Escola de Educação Básica Professora Gertrudes Steilein Milbratz.

O presidente do Legislativo, Osmair Gadotti, lembrou dos professores que teve durante a vida escolar e afirmou que os educadores costumam tratar seus alunos como se fossem filhos. Ele também ressaltou a parceria que a Casa de Leis tem com a classe e de todas as pautas que passam pelo plenário para serem discutidas.

“Essa sublime missão que vocês têm, não é por causa do dinheiro, é porque vocês têm amor àquilo que vocês fazem. Muitas vezes tem que resolver problemas que vêm de casa para dentro da escola. Essa homenagem é o mínimo que a Câmara deve fazer para vocês”, destacou.

Ao final da sessão, homenageados e mirins posaram para foto Foto: Tiago Rosário