Vereadores mirins voltam às atividades em Jaraguá do Sul

Os vereadores mirins de Jaraguá do Sul realizaram, nesta quarta-feira (17), a 7a sessão de 2022. A atividade contou com a presença de alunos da escola Elza Granzotto Ferraz, do bairro Santa Luzia.

Nesta sessão, três suplentes mirins assumiram as cadeiras de titulares para também poderem ter a oportunidade de viver a experiência de ser vereador mirim: Nátali Cataneo Ortiz (E.M.E.B. Machado de Assis), Rafael Hasse (E.E.B. Prof. Lilia Ayroso Oechsler) e Romulo Henrique Westphal (E.M.E.B. Loteamento Amizade). Este último ficará durante todo o semestre como vereador titular. Romulo afirma que, como ele foi suplente no primeiro semestre, pôde observar os trabalhos dos mirins e ter uma boa noção do que fazer durante o exercício do mandato. “A minha expectativa é que a cada sessão eu possa estar melhorando e vendo mais requerimentos e melhorias para a minha cidade”, enfatizou.

Essa foi a primeira sessão de Romulo como titular mirim Foto: Tiago Rosário/CMJS

Durante as atividades desta quarta-feira, os mirins aprovaram uma indicação de autoria de Ana Luísa Spengler (Colégio Conexão) que pede à Prefeitura a instalação de um redutor de velocidade na Rua Emílio Jorge Weldt, no bairro Vila Lenzi, ao lado do colégio onde estuda. Segundo ela, o tráfego de automóveis nesse local é bastante intenso e, por esta razão, o barulho produzido acaba atrapalhando as aulas que são realizadas no Colégio Conexão. Além disso, Ana acredita que o redutor vai dar mais segurança às pessoas que transitam pelo local.

“Quando passam os carros e os caminhões, faz muito barulho e atrapalha muito as aulas. Outro motivo foi quanto a segurança, porque tem uma van que para bem ali para buscar os alunos e os alunos têm que atravessar a rua. O redutor ajudaria na segurança”, explicou Ana.

Ana Luíza fez a indicação visando a poluição sonora e a segurança na via Foto: Tiago Rosário/CMJS

Ainda na mesma sessão, foi aprovado um requerimento que solicita ao Secretário de Obras e Serviços Públicos, Otoniel da Silva, informações sobre a continuidade da extensão da Rua Clara Hanemann a fim de ligá-la à Rua Botafogo, na Barra do Rio Cerro. O requerimento é de João Danilo Heck (E.M.E.B. Gertrudes S. Milbratz). O mirim afirma que, se a obra for feita, a via servirá como alternativa para o tráfego de veículos da Rua Bertha Weege e evitará congestionamentos.

As duas matérias foram aprovadas por unanimidade e enviadas ao Executivo para providências.

Sessão:

Sessão Mirim - 17/08/2022