Nesta quinta-feira (28), os vereadores Jair Pedri (PSD) e Luís Fernando Almeida (MDB) foram autores de uma moção de apelo direcionada ao Instituto de Seguridade dos Servidores Públicos de Jaraguá do Sul (Issem). Nela, eles pedem que a instituição revogue a portaria de nº 222/2021, reestabelecendo os atendimentos de fonoaudiologia e terapia ocupacional aos associados do plano de saúde do Instituto, o Issem-Saúde.
Essa portaria restringiu vários serviços oferecidos pelo plano por conta de graves problemas financeiros pelos quais passa a instituição. Todavia, o texto da moção afirma que os associados não podem ter seus atendimentos prejudicados em decorrência desses problemas nas contas do Issem-Saúde. Os parlamentares alegam que muitas famílias que precisam dos atendimentos não têm condições de arcar com os custos deles em clínicas privadas e que, de toda forma, não é justo que elas paguem pelo plano sem ter o direito de usufruir os serviços que, para elas, são essenciais.
Contudo, o vereador Almeida recomendou cautela no tratamento da questão por parte do Instituto. “Para que de forma responsável, técnica, após analisar os números, faça-se uma análise cautelosa – não de uma hora para outra – no sentido de retomar esses importantes encaminhamentos junto ao Issem-Saúde para possibilitar a continuidade de tratamentos de famílias e crianças que precisam desses serviços”, explicou.
A moção foi aprovada por unanimidade e enviada ao presidente do Issem, Márcio Erdmann, e ao presidente do Conselho de Administração, Sidnei Marcelo Lopes.
Confira a sessão: