Vereadores propõe diálogo com ONGs por animais abandonados

Foto: Getty Images

O vereador Rodrigo Livramento (Novo), em sessão nesta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, usou a tribuna do Legislativo para fazer um relato sobre a conversa que teve com técnicos da Fundação Jaraguaense do Meio Ambiente (Fujama) em relação à situação dos animais abandonados no município. Sua fala foi motivada por um vídeo feito pelo vereador Jeferson Cardozo (PL), que se reuniu com pessoas que são cuidadores independentes de animais abandonados. Segundo Cardozo, essas pessoas tentam encontrar um abrigo para vários cães e gatos que foram largados nas ruas da cidade, porém não encontram amparo das ONGs protetoras dos animais, por estarem sobrecarregadas, e nem do Poder Público. Para o parlamentar, a Prefeitura jaraguaense precisa providenciar um local apropriado para esses bichos e ajudar a mantê-los.

Já Livramento afirmou que a melhor opção encontrada na conversa que ele teve com a Fujama foi a possibilidade de regularização e cadastramento das ONGs junto à Fundação para que elas possam ficar responsável pelos cuidados com os animais e, dessa forma, receber auxílio financeiro e estrutural do órgão. O vereador afirma que encontra um pouco de dificuldades de conversar com as ONGs, pois elas não são simpatizantes da ideia de construção de um abrigo público para cães e gatos. O receio delas é que as pessoas se sintam no direito de abandonar seus bichos de estimação e que esse local acabe virando um depósito de animais.

Também durante a sessão, Jeferson Cardozo relatou a situação que enfrentou ao receber a ligação de um munícipe que estava tentando dar destino a uma cachorra e seus três filhotes que foram abandonados no pátio de sua empresa. Segundo conta o parlamentar, o cidadão entrou em contato com a Fujama, mas não obteve o auxílio esperado. Ele cobrou da Prefeitura a implantação de um centro especializado que possa receber essa demanda quando for necessário.

O vereador Luís Fernando Almeida (MDB), conta que, em 2021, fez uma moção de apelo pedindo a implantação de um centro de bem-estar animal em Jaraguá do Sul, também se pronunciou sobre o assunto. Ele advertiu que recebeu várias críticas das ONGs por ter feito a moção por conta dos prejuízos que um centro desses traria à sociedade. Ele afirmou que foi a Joinville conhecer o centro de bem-estar animal do município, conversou com os técnicos que tomam conta do espaço e encontrou mais pontos negativos do que positivos. Ele convidou os demais parlamentares para fazer uma nova visita no intuito de convencê-los in loco sobre a inviabilidade de ter um complexo como esse em Jaraguá do Sul. Para o líder de governo no Legislativo, as conversas precisam ser feitas para encontrar soluções em conjunto com as ONGs, que são quem tem mais conhecimento sobre o tema.

Confira a sessão:

Sessão Ordinária - 19/04/2022