Na sessão da Câmara Municipal de Jaraguá do Sul desta quinta-feira (7), uma indicação dos vereadores Sirley Schappo e Rodrigo Livramento, do partido Novo, passou pela pauta. A proposta sugere a integração da plataforma federal FalaBr ao aplicativo municipal Jaraguá na Mão, além de uma orientação aos usuários sobre o uso dessa ferramenta.
Os parlamentares alegam que, por orientação da Prefeitura jaraguaense, muitas das demandas que eles recebem nos gabinetes são encaminhadas ao aplicativo Jaraguá na Mão para formalização e direcionar às secretarias competentes. No entanto, eles frisam, o APP aceita apenas certos tipos de demandas, como solicitação de serviços e fiscalização, sem possibilidade de registrar denúncias ou sugestões à administração municipal.
Sirley e Rodrigo afirmam que, seguindo a orientação da Secretaria de Transparência, essas denúncias e sugestões, que antigamente eram registradas em ouvidoria própria da Prefeitura, agora devem ser encaminhadas pela plataforma FalaBr, do Governo Federal, com passo a passo para o protocolo disponível no site da Prefeitura.
“Como a atual gestão pretende concentrar o contato da comunidade à Prefeitura no Jaraguá na Mão, sugerimos que oriente, no próprio aplicativo, sobre a existência e utilização da plataforma FalaBr, bem como a integre ou inclua link para acesso, como já é feito com a ouvidoria da Celesc e do Sus”, ressaltaram.
A indicação foi enviada ao Executivo para ciência da proposta.