Vereadores reconhecem utilidade pública da Associação Waldorf

Na sessão realizada nesta terça-feira (19) na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, um projeto de lei de autoria da vereadora Nina Santin Camello (PP) foi aprovado. A matéria tem como objetivo reconhecer a Associação Waldorf como entidade de utilidade pública municipal.

A Associação Waldorf Jaraguá do Sul, fundada em 03 de julho de 2021, tem se dedicado à promoção da educação, alinhando-se com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). Sua abordagem educacional é orientada pela Pedagogia Waldorf, fundamentada na antroposofia, e busca desenvolver habilidades e qualidades essenciais para que os jovens possam prosperar em um mundo marcado por rápidas e constantes mudanças.

Segundo Nina, uma das características distintivas da Pedagogia Waldorf é sua ênfase no desenvolvimento da criatividade, flexibilidade, responsabilidade e capacidade de questionamento dos alunos. Ela ressalta que a abordagem visa não apenas transmitir conhecimento acadêmico, mas também nutrir o crescimento pessoal e a consciência social das crianças e adolescentes, preparando-os para enfrentar os desafios do futuro com confiança.

“Tendo o reconhecimento de utilidade pública a entidade pode se inscrever e buscar recursos junto aos fundos que existem no nosso município, como por exemplo o Funda da Criança e do Adolescente”, ilustrou.

Segundo a presidente da Associação, Magnolia Ramos, a moção representa o reconhecimento do poder público ao serviço que a entidade presta à população jaraguaense.

“O título de utilidade pública é como se fosse toda a comunidade dizendo ‘sim, este é um trabalho sério, este é um trabalho importante para a nossa comunidade’, explicou.

O projeto foi aprovado por unanimidade e enviado ao Executivo para sanção.