Os vereadores jaraguaenses que participaram da Marcha dos Vereadores 2019 em Brasília na semana passada prestaram contas da viagem na tribuna da Câmara de Vereadores na sessão ordinária desta terça-feira (30). Arlindo Rincos (PSD), Jackson de Avila (MDB), Anderson Kassner (PP) e Marcelindo Gruner (PTB) visitaram os gabinetes dos deputados e senadores no Congresso Nacional e participaram de reuniões com lideranças catarinenses e do país em busca de verbas e apoio a projetos em Jaraguá do Sul.
Arlindo Rincos, que é presidente da Associação dos Vereadores do Vale do Itapocu (Avevi), disse que a instituição fará uma parceria com a Interlegis do Senado para a realização de dois cursos destinados aos vereadores e servidores dos legislativos da região. Além dessa, outra parceria foi firmada com a Gráfica do Senado que possibilitará a impressão de 400 exemplares de qualquer publicação que a Avevi queira fazer.
Marcelindo Gruner salientou a importância de lideranças locais irem a Brasília para reivindicar a vinda de recursos financeiros para o município. Ele adverte que o dinheiro dos impostos dos cidadãos está na capital federal, mas os problemas da população estão no município, logo, para Gruner, é preciso rever o pacto federativo e deixar os recursos com as Prefeituras. Ele também afirmou que o deputado federal Fábio Schiochet acenou com a possibilidade de abrir canais abertos de TV e rádio na região e firmar parcerias com as Câmaras Municipais para a utilização dos serviços.
Anderson Kassner (PP) ressaltou os pedidos que fez aos congressistas para a área da saúde. As reivindicações foram por recursos para a realização de exames e cirurgias nos hospitais jaraguaenses, recursos para construção de posto de saúde na Barra do Rio Cerro, para ampliação do Pronto Socorro Infantil do Hospital Jaraguá, para a criação de mais vagas em creches e também para pavimentação de ruas nas áreas rurais do município. Ele frisa que a resposta foi positiva e espera que os pedidos possam ser atendidos em breve.