Foto: PMJS
Em sessão nesta quinta-feira (13), os vereadores de Jaraguá do Sul aprovaram uma indicação de Nina Santin Camello (PP) e Osmair Gadotti (MDB) que sugere ao Executivo jaraguaense a adoção de códigos identificadores de coordenadas geográficas (georreferenciamento) em todas obras públicas municipais. O objetivo da proposta é o de permitir a consulta das informações relativas aos investimentos por meio de aplicativos de geolocalização.
Com isso, seria possível que os munícipes pudessem conferir dados como o valor previsto para a obra, o valor executado até o momento, a data de início e de término dos trabalhos. Além disso, as pessoas poderiam também fazer sugestões, tirar dúvidas e denunciar casos à própria Prefeitura. A vereadora Nina lembrou, durante a votação, que a Prefeitura jaraguaense vem implantando o compliance em todas as suas secretarias e fundações desde 2019. Para ela, a indicação vai ao encontro da proposta. A parlamentar também deu o exemplo do município de Pará de Minas-MG, onde as obras públicas já contam com o georreferenciamento.
Para Gadotti, a ideia pode dar mais tranquilidade à população em relação as perspectivas de entrega da obra. “Todo mundo poderá checar a quantas anda a situação da obra, quanto está se gastando, porque está demorando, enfim”, ilustrou.
A indicação foi aprovada por unanimidade e enviada ao Executivo para análise. Em breve os dois autores da sugestão devem se reunir com o prefeito e seus secretários para apresentar a ideia pessoalmente.
Sessão: