Na sessão desta quinta-feira (05/12), a vereadora Nina Santin Camello (PL), durante a palavra livre, destacou o trabalho dos voluntários de diversas associações de Jaraguá do Sul no marco do Dia Internacional do Voluntariado. A data foi criada pela Organização das Nações Unidas, a ONU, em 1985, e busca promover e homenagear as pessoas que colocam à disposição da comunidade seu tempo e seu trabalho para integrar os cidadãos e fortalecer o bem-estar do lugar onde vivem.
“Jaraguá do Sul conta com mais de 1.000 voluntários, e não podemos deixar de destacar a relevância do trabalho dessas pessoas que doam seu tempo e energia em prol das causas sociais motivadas por valores de participação e solidariedade”, declarou a parlamentar. Segundo ela, o dia não deve ser apenas uma celebração, mas um convite para que mais pessoas se sintam dispostas a colaborar de forma solidária. “Essa cidade, conhecida por sua organização e espírito comunitário, é também um exemplo de como o voluntariado pode ser fortalecido por parcerias”, enfatizou.
Camello comunicou também que no sábado (07/12) acontece o Pedágio Solidário dos Bombeiros Voluntários em 11 pontos do município. A ação ocorre das 8h30 às 12h e busca pessoas para auxiliar na ação, que acontece com o objetivo de fortalecer os recursos da entidade.
A parlamentar concluiu que a retribuição pelo trabalho voluntário é valiosa, principalmente por não envolver valores financeiros, e que esse tipo de serviço é essencial para a sociedade. “Esse é o objetivo do voluntariado, é fazer a diferença”, enfatizou.
Uma das formas pelas quais o trabalho das associações de voluntariado pode ser reconhecido é por meio do Reconhecimento de Utilidade Pública, que concede visibilidade e respaldo às entidades, assim como a possibilidade de garantir benefícios junto ao Poder Público. O Reconhecimento deve envolver associações que promovem serviços educacionais, científicos, culturais, artísticos, esportivos, sociais ou filantrópicos que sirvam a coletividade sem fins lucrativos, e a declaração é votada em Plenário a partir de iniciativa dos vereadores do Legislativo jaraguaense.