[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-60bf-ca2e.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-6093-771e.jpg[/img]
O trabalho feito nas comunidades pelas associações de bairro é um importante braço do movimento social. A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, com o objetivo de lembrar a importância das associações à sociedade, homenageou, na última terça-feira (18), a União Jaraguaense de Associações de Moradores (Ujam) pela passagem do Dia Municipal das Associações de Moradores, comemorado no dia 24 de abril. A solenidade contou com a presença de presidentes e diretores de associações, munícipes e envolvidos nos movimentos sociais.
O propositor da homenagem, vereador Justino Pereira da Luz (PT), falou que tem grande familiaridade com o tema da solenidade, pois já foi presidente da Ujam de 2004 a 2006 e ainda é envolvido diretamente com as questões que envolvem as comunidades de Jaraguá do Sul. Ele comentou que muitos falam que as associações são um trampolim para a política, mas frisou que “muitos dos presidentes presentes não são e não serão filiados a partidos políticos”.
O petista disse que João Fiamoncini, escolhido para personificar a homenagem, “não é bonito nem feio, mas o seu bairro [Santo Antônio] é um exemplo de que, quando a comunidade é esquecida pelo poder público, a associação é a voz para que suas necessidades sejam atendidas”. Ele parabenizou Fiamoncini pelos 1.105 votos depositados pela comunidade nele e em seu adversário na votação da última eleição para presidente da associação, onde o homenageado acabou sagrando-se vitorioso. “É algo que tem de ser registrado nos livros de história”, afirmou.
João Fiamoncini, presidente regional da Federação Catarinense das Associações de Moradores (Famesc) e segundo suplente de vereador do Partido dos Trabalhadores, recebeu placa comemorativa das mãos de Justino. Ele parabenizou o trabalho feito pelos 38 presidentes de associações do município e agradeceu o apoio dos 45 membros da chapa vitoriosa na eleição da associação do bairro Santo Antônio, da qual é presidente.
Ele espera que a parceria entre a Câmara e a associação de seu bairro continue dando certo, enfatizando que é muito importante para dar voz a um bairro como o Santo Antônio.
O presidente da Ujam, Agostinho Zimmermann, recebeu das mãos da presidente da Câmara, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), a placa comemorativa em homenagem à entidade que preside. Ele agradeceu à parceria feita entre os vereadores e os presidentes de associações. “Agradeço pelo espaço dado ao movimento social e à Ujam, que este ano comemora 13 anos. A luta do movimento social nasceu há mais tempo e muitas vidas foram perdidas para que hoje tenhamos o direito democrático de nos reunirmos e reivindicarmos nossos diretos”, ressaltou.
Agostinho comentou que os atuais programas de moradia do governo são fruto da pressão feita pelas discussões envolvendo os movimentos sociais. Segundo ele, a Confederação Nacional das Associações de Moradores (Conan) já discutia o direito a condições dignas de moradia para todos. “Esse é um direito previsto na Constituição. Não é um trabalho do presidente bonzinho, mas da pressão feita pelas discussões em âmbitos estadual e federal”, frisou.
Ele lembrou ainda dos seus antecessores e falou que foram muito importantes para a trajetória de sucesso da entidade. Explicou que há muito a ser feito e que há a necessidade da capacitação dos líderes comunitários. Segundo ele, houve dois cursos no ano passado, um de oratório e outro de empreendedorismo, mas que há a necessidade de ampliar esse número. Por fim, comentou que está buscando recursos junto a Eletrobras e a Petrobras para isso e que o apoio dos vereadores quanto a essa questão é muito importante. E convidou a todos para grande festa que a Ujam realizará neste sábado, dia 22, com um boi ralado no espeto que será servido Parque Municipal de Eventos. A programação é ampla: iinicia às 19 horas com entrega de certificados para os formandos do curso de oratória, segue homenagem a ex-presidentes da entidade e apresentação de peça teatral, para logo após ser saboreado o prato especial da noite.
Nas fotos, um momento da sessão solene. A presidente da Casa, Natália Petry, entrega placa a Zimmermann e o vereador Justino para João Fiamoncini.
Institucional