[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-1080-8e73.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-1049-de23.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-1033-2d03.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-0fda-3188.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-0fb8-a79d.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d77546-0f69-86da.jpg[/img]
[i]- Como está lá na Prefeitura?
– Quando você vai consertar o buraco da minha rua?
– Você não vai contratar médicos para o posto de saúde?
– Quero uma escola para o meu bairro!
– Não é você que faz asfalto?
– Mas na hora da eleição, vocês prometem…[/i]
As questões acima, com pequenas variações, mas sempre com o mesmo objetivo e a mesma falta de conhecimento demonstrada, são ouvidas quase que diariamente pelos vereadores. Assim como cobranças sobre os trabalhos e determinadas decisões tomadas pelos vereadores por meio de seu trabalho na Câmara são constantemente alvo de perguntas feitas para pessoas que trabalham na Prefeitura.
Está na hora de acabar com esta confusão, não? Determinada a acabar com as dúvidas e os estigmas que existem em especial em relação aos poderes Legislativo e Executivo, a Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul decidiu dar o primeiro passo. E vai explicar timtim por timtim as reais atribuições dos vereadores e de cada um dos três poderes constituídos no Brasil – o Executivo, o Judiciário e o Legislativo.
E este passo ganhou forma em um projeto educativo – o Câmara. Com Você – Um voto de cidadania. Inicialmente destinado a estudantes dos terceiros anos do ensino médio, o popular terceirão, o projeto é uma reedição de ação semelhante adotada na legislatura passada sob o nome de Luz, Câmara, Ação, e que trabalhou tema semelhante com estudantes de ensino fundamental.
Como o foco é o ensino médio, a equipe técnica da Câmara encarregada de dar forma ao conteúdo e desenvolver a logística do trabalho, adotou uma linguagem simples, divertida e objetiva, bem de acordo com a cara de seu público alvo. Usando como recursos um filme produzido pela equipe e a TV Câmara, tendo como apresentadores os alunos Priscila Laguna e Anderson Viana, da Escola Darci Frank Welk e locação no Colégio Abdon Batista, mais folder educativo e até um blog, o www.camaracomvoce.blogspot.com, a expectativa da Câmara é que os jovens se interessem por política e passem a vê-la como o caminho mais direto rumo ao exercício da cidadania.
Durante os próximos meses, até o mês de outubro, a Câmara estará todas as segundas-feiras visitando 56 turmas de terceirão de 20 escolas, atingindo quase 2 mil alunos. Depois de cada visita, os alunos virão à Câmara assistirem a uma sessão e defenderem as indicações que eles tirarem de suas comunidades para serem encaminhadas aos órgãos competentes.
Para a presidente da Câmara, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), é uma satisfação e orgulho o Legislativo assumir este papel educativo. “Escolhemos os alunos dos terceiros anos com o objetivo de conscientizar os futuros eleitores sobre a importância dos trabalhos do vereador em prol da comunidade jaraguaense”. A vereadora acredita que eles poderão estar multiplicando as informações recebidas e ajudando a Câmara a dar sentido à palavra cidadania.
Ainda na sessão desta quinta-feira, quando os vereadores aprovaram por unanimidade, em segunda votação, o projeto de lei nº 128/2010 que cria o programa, o vereador Jaime Negherbon (PMDB) usou a tribuna para elogiar a iniciativa. “Muitas pessoas nos cobram para fazer asfalto, tapar buraco, fazer ponte e explico que não é função nossa. Fazemos o que é correto, que é pedir ao Executivo que faça isso”.
Natália reforçou que o projeto da Câmara é iniciativa da mesa diretora, que leva a assinatura de todos, agregando a conduta do cidadão na vida política e, quem sabe, revelando talentos jovens ao trabalhar a questão da cidadania, do voto consciente e resgatar a cultura política tão desgastada. “Precisamos levar a importância dos três poderes, pois há cultura errônea por parte da população sobre aquilo que nos compete”.
[b]LANÇAMENTO REUNIU ESTUDANTES E DIRETORES DE ESCOLAS[/b]
No lançamento do programa Câmara. Com Você, na manhã desta sexta-feira, a presidente vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) destacou que o programa é muito importante para a comunidade jovem. “É preciso plantar a semente da educação para colher os frutos da cidadania. Fazer escolhas, despertar para os direitos e deveres. Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo, escolhas que afetam não a nós mesmos, mas a outras pessoas da comunidade”.
A presidente esteve acompanhada na mesa diretora pelo secretário, vereador Francisco Alves (PT), e pela secretária de Administração e chefe de gabinete da prefeita Cecília Konell, Fedra Luciana Konell Alcântara da Silva. Também estiveram presentes os vereadores Ademar Possamai (DEM), Isair Moser (PR) e Justino da Luz (PT). Os demais, os estudantes esperam poder conhecer nos momentos em que as equipes visitarem as escolas, já que todos os vereadores são convidados a acompanhar o trabalho. “É uma ideia que representa uma ruptura com o passado e uma nova visão para o futuro”, destacou Justino.
A presidente ainda disse que o projeto didático almeja a construção política e analítica do município, enfatizando a importância do voto consciente. “A democracia não acontece se não houver participação do cidadão, consciente de direitos, deveres e valor”, reforçou ela, antes de formalizar a entrega do projeto aprovado integralmente na noite de quinta-feira para a secretária Fedra, para que a mesma encaminhe para os trâmites necessários na Prefeitura.
As escolas participantes receberam uma pasta com o material de divulgação do proejto e o vídeo feito pela Câmara. Mais informações e a agenda das visitas às escolas podem ser consultadas do blog, que já está com a cobertura do lançamento.
[b]
JOVENS NÃO SÃO ALIENADOS COMO SE PENSA, DIZ SECRETÁRIA[/b]
A secretária Fedra Konell destacou a importância e responsabilidade de formar jovens conscientes e futuros cidadãos. Ela, como mãe de adolescente, diz que eles não são nada alienados e têm capacidade de discernir, criticar, apoiar e mudar as coisas. “Amanhã será um, ou alguns, de vocês que estarão nestes lugares”, lembrou, destacando que a gente só muda participando.
Ela também enfatizou que em tempo de internet as informações vêm em grande velocidade e não se percebe que “os jovens são uma enciclopédia ambulante”. “Tenho certeza que as escolas só vão ganhar com isso, e quem sabe no futuro a Prefeitura possa participar mais diretamente por meio da Secretaria de Educação. Quero ver gente com coragem de participar e parar de reclamar”, destacou.
E aproveitou para convidar para dia 27, às 19 horas, na Acijs, onde a Prefeitura vai lançar a Cidade Digital, um projeto que, segundo ela, será pioneiro ao levar tecnologia às comunidades distantes, para que os jovens que não têm acesso ao mundo da informática tenham as informações necessárias, com modernização da máquina pública. O projeto também terá pontos de internet grátis, com cobertura total de acesso à internet. “É um passo importante para a modernização, pois é o melhor e mais completo sistema”.
Mais fotos no blog do projeto, que tem endereço nesta reportagem.
[u]Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP[/u]