O casal de advogados Airton Sudbrack e Sônia Lila Tió Sudbrack, o jornalista Sérgio Peron e a servidora pública Taciana Tecilla Gessner informaram que vão protocolar novamente nesta quarta-feira (7 de julho), na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, um novo pedido de Comissão Processante para a cassação do mandato da prefeita Cecília Konell.
A decisão do grupo foi anunciada logo depois que a presidente da Câmara, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), comunicou na sessão desta terça-feira (6 de julho) que indeferiu por insuficiência de documentação o pedido de instauração de Comissão Processante protocolado na segunda-feira.
No pedido, os quatro solicitantes tomaram por base a denúncia por infração político-administrativa supostamente praticada pela prefeita e mais cinco pessoas diretamente envolvidas na organização e realização da tradicional festa jaraguaense e que acabou com um rombo estimado em R$ 600 mil, apontada de acordo com investigação feita por outra comissão, a Comissão Especial de Inquérito (CEI) da Câmara.
A comissão, que passou a ser conhecida como CEI da Schützenfest, foi formalizada em dezembro de 2009 e investigou ao longo de seis meses o uso de recursos públicos e de servidores públicos na organização da Schützenfest. Como esta comissão só tem poder investigativo, e não punitivo, e detectou umas 20 infrações e irregularidades, a instalação de uma Comissão Processante, esta sim com poder de julgamento e com a possibilidade de culminar com uma cassação, se os seus integrantes entenderem que houver elementos para tal, é o passo seguinte após a conclusão dos trabalhos da CEI.
O jornalista Sérgio Peron lamentou que na juntada da documentação tenha ocorrido uma falta involuntária e informou que os documentos faltantes serão reapresentados com novo pedido nesta quarta-feira.
Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP