[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-8778-eee8.jpg[/img]
O vereador Justino Pereira da Luz (PT) voltou a comentar na última sessão da Câmara de Jaraguá do Sul sobre o que vem sendo comemorado como o excelente índice da educação pública conquistada pelo município, segundo o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Além de uma boa média, uma das escolas locais, a Escola Anna Towe Nagel, localizada no bairro Água Verde, conquistou a décima colocação entre todas as escolas de Santa Catarina. No município, a instituição alcançou o primeiro lugar tanto nos anos iniciais como nos anos finais, com índices 6,5 e 6, respectivamente”. A meta do Ministério da Educação e Cultura é que somente em 2021 as escolas tenham o Ideb médio de seis.
Justino pediu para que a Câmara envie um ofício enaltecendo o trabalho dos professores e da equipe pedagógica em função dos trabalhos que resultaram em tais índices. O Ideb é calculado de dois em dois anos e avalia a qualidade da educação em escolas públicas por meio de fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Os números relativos a 2009 mostram que Jaraguá do Sul está prestes a alcançar, já para o ano que vem, as metas estipuladas somente para 2021 pelo governo federal. O índice é calculado com base na taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e no desempenho dos alunos no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) e na Prova Brasil. Quanto maior for a nota da instituição no teste e quanto menos repetências e desistências ela registrar, melhor será a sua classificação, numa escala de zero a dez.
Uma das explicações para isso é que em 2009 Jaraguá do Sul investiu na educação cerca de 30% do orçamento anual da Prefeitura. O MEC determina que o investimento para o setor seja, no mínimo, de 25%. De acordo com dados divulgados pelo órgão federal, de um total de 5.564 municípios brasileiros, Jaraguá está entre os 64 que receberam, em 2007, o Selo Município Livre do Analfabetismo, com taxa de analfabetismo local de apenas 2,65%. Somente os municípios com índice abaixo de 4% receberam tal reconhecimento.
Institucional