Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

A PARTICIPAÇÃO DECISIVA DO SENAI NO ENSINO E NA PROFISSIONALIZAÇÃO DA REGIÃO

[b]Solenidade homenageou em especial os falecidos Durval Marcatto e Moussa Nacle, que tiveram participação decisiva na instalação da unidade de Jaraguá, e José Carlos Neves e Eugênio José da Silva, igualmente influentes neste processo e que marcaram presença[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-9549-69c8.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-94ed-6fc7.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-94d0-a610.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-94ac-c6fe.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-9495-b83f.jpg[/img]
[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775d1-947c-2dea.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul homenageou, na sessão da última terça-feira (6), os 35 anos de fundação da unidade jaraguaense do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). A solenidade foi proposta pela presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB) e o vereador Jean Carlo Leutprecht (PCdoB) e teve como protagonistas os senhores Eugênio José da Silva e o ex-vereador e ex-presidente da Câmara José Carlos Neves, dois dos principais responsáveis pela instalação da instituição da cidade, que ocuparam lugar de honra no plenário. Também foram destacadas as atuações dos falecidos Durval Marcatto, representado pelo seu filho, e Moussa Nacle, que não deixou herdeiros na região.
Ex-aluno da instituição, o vereador Isair Moser (PR) destacou a relevância do ensino profissional que a entidade desenvolve “dos níveis básicos aos superiores, do chamado chão de fábrica à alta administração”. Segundo ele, o Senai contribui para o aumento da competência técnica dos trabalhadores da indústria brasileira e de Jaraguá do Sul. “Desde 1975, o Senai acompanha o desenvolvimento que as indústrias de Jaraguá do Sul e região tiveram nas últimas décadas”, destacou.
O atual diretor do Senai, Newton Gilberto Salomão, explicou que não fazia parte da entidade em 1975, quando os primeiros cursos eram de nível básico (mecânica geral, confecção e elétrica) e que ao abrir as portas apenas seis funcionários trabalhavam na unidade. “Com o tempo, o Senai foi acompanhando o crescimento das empresas e o desenvolvimento econômico da região. Desse modo, ele também ampliou as suas atividades”, contextualizou.
Salomão destacou ainda que os primeiros cursos técnicos foram oferecidos em 1986. “Em 2002, nós iniciamos os primeiros cursos superiores em tecnologia”, disse. O diretor da entidade comentou, ainda, que atualmente são oferecidos cursos de pós-graduação. Os números do Senai Jaraguá do Sul incluem, atualmente, 4.000 alunos matriculados nos mais diversos níveis e 240 funcionários. “Foram mais de 100 mil matrículas, ou seja, isso representa 70% da população de Jaraguá do Sul”, comparou.
O presidente da Associação Empresarial de Jaraguá do Sul, Durval Marcatto Júnior, disse que foi uma “grande batalha” instalar a entidade em Jaraguá do Sul e “desta forma contribuir para a qualificação profissional das pessoas que aqui residem”. “Com certeza isso contribui para o exemplo da nossa comunidade, que é um de forte desenvolvimento econômico”, comentou. “Porque as empresas existem com um elemento importante que são os seus colaboradores qualificados”, completou.
Representando a prefeita Cecília Konell, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Célio Bayer, comentou que a entidade está presente no Conselho Municipal de Comércio e Indústria e no Conselho Municipal de Trabalho e Emprego. Ele destacou a qualificação profissional para o aumento do número de pessoas empregadas e a busca de novidades pela entidade. “O Senai Jaraguá busca sempre atualizar os seus cursos dentro da necessidade do nosso mercado”, disse.
Bayer agradeceu aos investimentos feitos na estrutura da unidade do Senai em Jaraguá do Sul pela Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc). “Não só na parte física, mas em todos os laboratórios de qualidade. Não adianta um ensino de qualidade quando os alunos vão para as empresas e encontram equipamentos modernos”, ressaltou, ao se referir aos novos equipamentos instalados na unidade jaraguaense.

Pular para o conteúdo