Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content
Post Type Selectors

QUATRO RUAS E UMA SERVIDÃO RECEBEM DENOMINAÇÃO

[b]Vereadores aprovaram na úlima sessão projetos que homenageiam pessoas que se destacaram em suas comunidades dando a elas nomes de ruas Além da homenagem, denominar as ruas facilita a vida dos moradores, que sofrem com a dificuldade de identificar seus endereços[/b]

COMPARTILHE

[img align=left]https://www.jaraguadosul.sc.leg.br/uploads/thumbs/c8d775ee-28a4-ebd0.jpg[/img]
A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul aprovou, na sessão da última terça-feira (13), a nomeação de quatro ruas e uma servidão, antes apenas identificadas por números. Os propositores foram os vereadores Jean Leutprecht (PCdoB), Natália Lúcia Petry (PSB) e Amarildo Sarti (PV). Em todos os casos, os homenageados são pessoas que se destacaram pela liderança e pelo trabalho desenvolvido dentro de suas comunidades.
Aprovado em segunda votação, o projeto nº 116/2010 denomina a rua 1125 como Paulina Bortolini Vieira, cidadã jaraguaense falecida aos 81 anos. A propositora do projeto, a presidente da Câmara Natália Lúcia Petry, agradeceu a presença dos familiares (juntos com ela na foto ao lado) e leu um resumo da vida de Paulina.
Jaraguaense nascida em 30 de maio de 1908, Paulina morou grande parte da sua vida na localidade de Rio da Luz, na Barra do Rio Cerro. Em 1930, aos 22 anos, casou-se com Domingos Vieira, com quem teve 14 filhos, sendo sete mulheres e sete homens, e trabalhava lado a lado no engenho da família para sustentar os filhos.
Ficou viúva aos 56 anos de idade, mas nunca abandonou o trabalho e a disposição de viver. Uma de suas maiores frustrações era ter trabalhado tanto, ter pagado sempre seus impostos e contribuições previdenciárias e não ter conseguido obter sua aposentadoria pelo Incra, mesmo pagando as suas contribuições. Também gostava muito de costurar e conversar e tinha uma participação efetiva na igreja, tanto que ajudou na construção da Igreja São Sebastião.
Natália também apresentou projeto que denomina Julio Radant a rua nº 621.

[b]APROVADOS EM PRIMEIRA VOTAÇÃO

RUA ANTONIO PAPPEN[/b]

Os outros quatro projetos foram aprovados em primeira votação e devem ser apreciados em segunda votação nesta quinta. O projeto nº 166/2010, de autoria do vereador Jean Carlo Leutprecht, denomina a rua 1080 como Antonio Hildebert Pappen. Pappen nasceu em São Carlos, no Extremo-oeste do Estado, e se mudou para Jaraguá do Sul em 1991, onde continuou trabalhando e ajudando os filhos.
Primeiro comprador de dois terrenos no loteamento Krutch, no bairro Três Rios do Norte, junto com os filhos erguia a tão sonhada casa própria, mas infelizmente morreu antes da conclusão da obra. Por isso, seus familiares e os moradores da localidade desejam que uma das ruas do loteamento receba seu nome. Ele teve sete filhos.

[b]RUA PEDRO ALVES DOS SANTOS[/b]

Também de autoria de Jean, o projeto nº 167/2010 denomina a rua 1081, localizada no Três Rios do Norte, como Pedro Alves dos Santos. A família do homenageado esteve na sessão para presenciar a votação. Nascido em Campo Erê, pai de quatro filhos, Pedro também migrou para Jaraguá em 1991, onde trabalhou até o dia de sua morte e sempre se envolveu nas atividades da comunidade São Cristóvão do bairro Amizade.

[b]SERVIDÃO VIRO STÄHELIN[/b]

O projeto nº 159/2010, de autoria do vereador Amarildo Sarti (PV), denomina a servidão S-222 como Viro Stähelin. Natural de São Pedro de Alcântara, ele foi vereador na cidade de São José, na Grande Florianópolis, e se mudou para Jaraguá do Sul em 1963. Viro teve nove filhos e trabalhou em várias empresas da cidade e faleceu em 13 de junho de 2005, aos 87 anos, vítima do Mal de Alzheimer.

Pular para o conteúdo