A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul vai criar uma série de programetes com informações sobre a legislação eleitoral para orientar e tirar dúvidas tanto dos postulantes a cargos eletivos quanto dos eleitores, na forma de prestação de serviços à sociedade.
Estas informações serão divulgadas ao longo da programação da TV Câmara Jaraguá (canal 27 da Net), que também pode ser acessada pelo site www.jaraguadosul.sc.leg.br.
A presidente da Casa, vereadora Natália Lúcia Petry (PSB), considera a iniciativa de fundamental importância para que, não só os candidatos às eleições proporcional e majoritária, mas toda a população que acompanha a TV Câmara possam tirar suas dúvidas e tomar conhecimento do que a legislação eleitoral determina e proíbe.
Com relação à postura dos vereadores no plenário em ano eleitoral, a presidente Natália destaca que é entendimento que as eleições não devem influenciar nos trabalhos parlamentares. Os vereadores já estiveram reunidos com as diretorias Jurídica e de Comunicação da Câmara para trocarem informações e foi consenso de que tanto a programação da TV Câmara, com transmissão das sessões ao vivo (transmissões estas que poderão não ocorrer mas por outro motivo, a alteração do lugar das sessões para adaptações no plenário) e reprises, bem como a cobertura jornalística das sessões e demais atos envolvendo os vereadores quando em suas atividades parlamentares não serão alterados e continuarão sendo divulgados normalmente no site.
Da mesma forma, todos os vereadores, candidatos ou não, poderão continuar tendo o mesmo tratamento, por parte da imprensa, no que se refere a dar entrevistas se for para falarem de projetos e debates que envolvam suas atividades no Legislativo. A diretoria de Comunicação da Casa consultou a Justiça Eleitoral, que informou que da mesma forma que outras TVs legislativas, como a TV Senado, não suspendem a cobertura das sessões, não faria sentido suspender, desde que, obviamente, os vereadores se limitem a debater seus projetos sem discutir eleições ou usar a tribuna para fazer propaganda política.
Natália disse que tem plena convicção de que todos os parlamentares, independente de ideologia ou grupo político, sabem de suas responsabilidades, direito e deveres perante a legislação eleitoral em vigor e vão saber adotar uma postura correta no plenário, durante as sessões, para que não haja nenhum problema com a Justiça Eleitoral.
Jornalista responsável: Rosana Ritta – Registro profissional: SC 491/JP