A presidente da Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, Natália Lúcia Petry (PSB), se reuniu, na manhã desta quinta-feira (22) com Ango Raduenz e Marcos Eskelsen, representantes dos feirantes que comercializam produtos coloniais no terreno ao lado do prédio do Legislativo jaraguaense. O motivo do encontro foi esclarecer aos mesmos sobre o projeto de urbanização que será realizado no local, onde será erguida uma praça com equipamentos para ginástica, e, mais precisamente, como vai ficar a situação dos comerciantes após as obras.
Natália tranquilizou os expositores reforçando que o espaço dos feirantes, que atualmente ocupa parte do pátio usado como estacionamento, está garantido. Segundo ela, no projeto da praça estão contempladas as instalações de água e luz para que eles possam comercializar os produtos com mais conforto e higiene também em um espaço de uso comum da comunidade. “O projeto garante o espaço para os feirantes”, reforçou a presidente.
Para os feirantes, a informação é um grande alento, pois o pátio ao lado da Câmara é um local tradicional e recebe os clientes, muitos deles de madrugada, há 28 anos. Eles reivindicaram algumas melhorias, como a colocação de uma área coberta para que eles não se molhem nos dias de chuva. “Ficamos ali de madrugada até o meio-dia com a mesma roupa”, disse Ango Raduinz.
A presidente da Casa explicou que a reivindicação vai passar por um estudo técnico, que vai avaliar a viabilidade. Natália também colocou à disposição dos feirantes o banheiro da Câmara, lembrando que a estrutura do Legislativo “é um espaço público”.
Outro ponto comentado na reunião é a pavimentação do pátio, que atualmente é coberto por uma camada de brita, onde nos dias de chuva há um pouco de lama e nos dias de sol aparece a poeira. A pavimentação vai ser útil aos feirantes, pois os incômodos com o tempo também serão amenizados. A academia ao ar livre será construída em parceria com a Unimed e terá orientação de acadêmicos de educação física.
Institucional